O governo de São Paulo republica, nesta segunda-feira (9), o edital de licitação do túnel imerso Santos–Guarujá.
O novo documento traz ajustes técnicos e operacionais no modelo de concessão, atendendo a demandas apresentadas por investidores no “road show” conduzido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Europa, em abril.
O projeto, uma parceria público-privada (PPP) desenvolvida em conjunto pelo governo paulista com o Ministério de Portos e Aeroportos, terá concessão de 30 anos e prevê investimentos de R$ 6,8 bilhões.
O leilão está marcado para 5 de setembro, na sede da B3, em São Paulo. A entrega dos envelopes para a disputa deve ocorrer no dia 1º de setembro.
De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) da gestão Tarcísio, foram implementados ajustes como a atualização da data-base contratual para janeiro de 2025, a revisão de custos relevantes — como concreto, dragagem e paredes diafragma — e a reavaliação da distância média de transporte, agora considerada em 85 km.
O modelo passa a permitir lances em viva-voz tanto sobre a contraprestação pública quanto sobre o aporte público, estimulando maior competição e busca por propostas mais vantajosas ao poder público.
Outras mudanças incluem a criação da Conta Desapropriação, ajustes nos critérios de alocação de riscos — especialmente geológicos e de interferências — e a definição de soluções provisórias para o Cais Outeirinhos e o pátio ferroviário no Guarujá, que garantirão o funcionamento da infraestrutura portuária e logística durante a execução das obras.
Com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros sob o canal do estuário —, o túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo no Brasil, utilizando a técnica internacional de túnel imerso.
A infraestrutura contará com três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria destinada a pedestres e ciclistas.
Fonte: CNN Brasil