A Ram está reintegrando o motor Hemi V8 em suas picapes leves, como parte de uma série de mudanças promovidas pelo chefe da marca, Tim Kuniskis, para recuperar participação perdida no mercado altamente competitivo de caminhonetes dos EUA.
Sob o comando do ex-CEO da Stellantis NV, Carlos Tavares, a Ram havia retirado o motor Hemi da linha 2025 em favor de um motor turbo de seis cilindros mais eficiente, chamado Hurricane. Esse motor de seis cilindros vem como padrão em algumas das versões mais equipadas da empresa, mas para o ano-modelo 2026, os clientes poderão optar pelo mais barulhento motor Hemi V8 de 5,7 litros por um custo adicional de US$ 1.200. As picapes Ram com motor Hemi devem chegar às concessionárias neste verão.
“A Ram errou ao retirar o Hemi — assumimos isso e corrigimos,” disse Kuniskis em um comunicado. “Ouvimos alto e claro dos consumidores: não há substituto para o icônico Hemi V8.”

Kuniskis, veterano de 33 anos na empresa que voltou da aposentadoria em dezembro após a saída de Tavares, tem trabalhado intensamente para reformular a estratégia de produtos da Ram e tentar recuperar a participação perdida. A fatia da Ram no mercado de caminhonetes foi quase reduzida pela metade desde 2021, caindo para 11% até abril deste ano, ante 20% no final de 2021, segundo a pesquisadora Edmunds. As vendas totais da marca caíram 2% no primeiro trimestre, enquanto as entregas de picapes leves caíram 11%.
Kuniskis adiou duas vezes a chegada da Ram 1500 REV totalmente elétrica e postergou o lançamento do Ramcharger com autonomia estendida para priorizar a entrega das picapes com motor Hemi neste verão. Ele aposta que a iniciativa do presidente Trump de reverter as regras de economia de combustível da era Biden facilitará a venda do popular motor a gasolina sem enfrentar bloqueios regulatórios ou multas financeiras elevadas.
“Analisamos o mercado, a demanda dos consumidores, o custo dos veículos e o potencial de margem,” disse Kuniskis em reunião com jornalistas na sede da empresa em Auburn Hills, Michigan, no início desta semana. “Foi uma decisão estritamente comercial baseada na demanda do mercado.”
A Ram tem aumentado sua participação no mercado de varejo, que é mais lucrativo do que as vendas para locadoras ou clientes governamentais, afirmou Kuniskis. Ele disse que a participação no varejo chegou a 17% no primeiro trimestre e que a meta é alcançar 20% até o final do ano. A Ram continuará priorizando os canais de varejo até aumentar a produção na segunda metade do ano.
O apelo do Hemi está mais no som e na sensação do que em métricas estritas de desempenho. Com 395 cavalos de potência e 410 libras-pé de torque, é menos potente que o motor turbo Hurricane. Mas possui um escapamento ajustado para entregar o ronco familiar que os fãs de caminhonetes adoram, além de um tanque de combustível de 33 galões, contra 24 galões do Hurricane.
Para explorar a nostalgia pelo V8 e o slogan “liberdade de escolha” que a Stellantis tem promovido em meio à desaceleração dos veículos elétricos, Kuniskis pediu aos designers que criassem um novo emblema para ser colocado na porta do motorista de cada caminhonete Hemi — uma cabeça de carneiro sobre o bloco do motor V8. Ele chama isso de um “símbolo de protesto”, visando aumentar o apoio entre compradores que valorizam a afinação do motor mais do que as preocupações climáticas.
O Hemi não é um completo bebedor de combustível — possui um sistema de bateria “eTorque” de 48 volts para ajudar na arrancada ou quando está parado no semáforo, sem queimar combustível extra. A Ford também combinou seu motor V8 com a tecnologia EcoBoost para melhorar a economia de combustível e reduzir emissões. E a GM anunciou recentemente um investimento de US$ 888 milhões em uma fábrica no estado de Nova York para produzir motores V8 de próxima geração para caminhonetes e SUVs com melhor eficiência.
Apesar da aposta nos entusiastas tradicionais de motores a combustão, Kuniskis afirmou que a Ram terá caminhonetes elétricas, começando pelo Ramcharger com autonomia estendida, cuja produção deve iniciar até o final de 2025.
“As regulamentações não desapareceram, o cumprimento não desapareceu,” disse Kuniskis. “Você não chega lá sem algum tipo de eletrificação.”
© 2025 Bloomberg L.P.
The post Ram traz de volta o motor Hemi V8 na tentativa de recuperar vendas perdidas appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney