Home / Política / Léo Lins critica sentença de 8 anos de prisão e cita uso da Wikipédia em decisão

Léo Lins critica sentença de 8 anos de prisão e cita uso da Wikipédia em decisão

14 de julho de 2025 - 19:23Leo Lins – Foto: Divulgação

" data-medium-file="https://i2.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/06/leo-lins-2.jpg.webp?fit=300%2C200&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/06/leo-lins-2.jpg.webp?fit=901%2C601&quality=70&strip=all">

O humorista Léo Lins se pronunciou nesta semana sobre a condenação a mais de oito anos de prisão e multa de quase R$ 2 milhões por piadas consideradas discriminatórias. Em vídeo publicado nas redes sociais, o comediante classificou a sentença como “pesada” e questionou os fundamentos utilizados pela Justiça para embasar a decisão.

Segundo Lins, um dos principais pontos da crítica recai sobre o uso da Wikipédia como fonte de argumento jurídico, o que, para ele, seria equivalente a basear um julgamento de homicídio em uma enciclopédia online que “alerta que não é fonte primária”.

“Estamos vivendo uma epidemia de cegueira racional, em que decisões são tomadas com base na emoção, não na razão”, disse o humorista. Ele afirmou ainda que a condenação ignora a diferença entre o artista e a persona cômica apresentada no palco, citando que seus shows envolvem “texto, edição, cenário, figurino e encenação”.

Lins ironizou um trecho da sentença que indicaria que mesmo a atuação como personagem não eximiria o artista de responsabilidade criminal: “Agora dá para prender a atriz que faz a vilã da novela”.

O humorista também relatou um diálogo com o promotor do caso, que teria questionado se ele considerava que negros, gays e pessoas com deficiência que o apoiam seriam ‘minoria dentro da minoria’. Lins respondeu perguntando se o objetivo não era respeitar justamente essas minorias: “Se essas pessoas são a minoria da minoria, elas também não merecem respeito?”.

Para o comediante, a decisão judicial representa um risco à liberdade de expressão e ao exercício da comédia no Brasil, sobretudo em sua vertente mais crítica e provocativa. Ele afirmou que recorrerá da sentença.

The post Léo Lins critica sentença de 8 anos de prisão e cita uso da Wikipédia em decisão appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *