Home / Finanças / Youtube continua líder de engajamento para influenciadores de finanças; X teve recuo

Youtube continua líder de engajamento para influenciadores de finanças; X teve recuo

Youtube continua líder de engajamento para influenciadores de finanças; X teve recuo

O YouTube seguiu como a plataforma campeã engajamento dos influenciadores financeiros no segundo semestre de 2024, superando pela quarta vez consecutiva o resultado anterior. Segundo a 8ª edição do relatório FInfluence, realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) e divulgado nesta quarta-feira, cada vídeo na plataforma teve, em média, 10.816 interações, uma alta de 19,9% em relação com o primeiro semestre de 2024.

Ainda segundo o relatório, o número de influenciadores presentes no Youtube aumentou 32,5% (de 412 para 546) na mesma base de comparação. As publicações cresceram 32,4% em um semestre, subindo de 56.701 para 74.261.

A Anbima comenta que o crescimento do consumo de YouTube por meio de smart TVs tem se mostrado um fator importante para a contínua liderança da plataforma nesse segmento. “Elas proporcionam aos espectadores uma experiência mais imersiva e menos fragmentada, o que pode aumentar o tempo de exibição de vídeos e fortalecer a interação do público com os criadores de conteúdo”, diz o relatório.

Se em 2023 o YouTube alcançou mais de 75 milhões de usuários no Brasil, muitos dos quais acessaram a plataforma por meio de televisores conectados à internet, em 2024, esse número saltou para 144 milhões.

Leia também: Economista Sincero é o maior influenciador de finanças do País; veja lista da Anbima

6 de junho de 2025 - 17:24
Fonte: Anbima

Instagram

A exemplo do YouTube, o Instagram ampliou a quantidade de contas. Dos 1.662 perfis analisados no relatório, 36,2% estão nessa rede. Em relação ao 7º relatório FInfluence, houve um salto de 26,3% no número de influenciadores: de 476 para 601.

A participação do Instagram no total de publicações subiu de 22,7% para 24,4%, enquanto o engajamento médio aumentou 15,8%, para 2.130 interações por postagem.

X caiu

Mas nem todas as redes mantiveram o engajamento. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o X no Brasil, no final de agosto de 2024, impactou diretamente o universo dos influenciadores de finanças nesse rede social.

A plataforma, que havia conseguido ampliar o volume de publicações e interações com o público no primeiro semestre do ano, sentiu o golpe, diz a apresentação do relatório. A rede social fechou a segunda metade de 2024 com quedas de 3,4% nas publicações e de 3,6% no engajamento médio.

Apesar disso, o X ganhou 45 influenciadores, passando de 262 para 307 no período. Embora a situação tenha sido desafiadora, a rede Elon Musk, apoiada no seu diferencial da agilidade, seguiu concentrando a maior parte das postagens monitoradas: 37,2%. Em função do bloqueio, isso significou um recuo de 8,2 pontos percentuais em relação à edição anterior.

Facebook

Enquanto isso, o Facebook segue em queda contínua: apesar do avanço no número de publicações pelos finfluencers pessoa jurídica, essa plataforma apresentou uma redução de 22% no engajamento médio, que já era baixo.

A 8a edição do FInfluence mostrou que os criadores de conteúdo sobre finanças estão publicando cada vez mais. Além do aumento do interesse do público, mais influenciadores entraram no jogo, ampliando a quantidade de posts.

Entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, o número de influencers financeiros totalizou 741 – com 170 novos players (um aumento de 30% em relação ao relatório anterior).

Na comparação com a primeira edição, publicada em junho de 2021, a ampliação foi de 178,6%. Por outro recorte, 77,8% são influenciadores do tipo pessoa física e 22,2% são empresas

The post Youtube continua líder de engajamento para influenciadores de finanças; X teve recuo appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *