Após momentos intensos com os treinos e a classificação, a Fórmula 1 chega a mais uma fase desafiadora neste domingo, 25 de maio, com a corrida final do Grande Prêmio de Mônaco.
Embora a Ferrari tenha tentado repetir o sucesso de 2024, quando Charles Leclerc venceu o GP de Mônaco, a McLaren foi quem se destacou na qualificação deste sábado em Monte Carlo. Lando Norris garantiu a pole position para a equipe, com um tempo de 1m09s954, superando Leclerc, que havia liderado a sessão até a última volta. Oscar Piastri fechou o top 3, enquanto Gabriel Bortoleto conquistou a 16ª posição para a corrida de hoje.
Essa marca representa a primeira pole da McLaren em Mônaco desde 2007, quando a equipe, com Fernando Alonso, conquistou a primeira fila do grid. Norris, por sua vez, celebra sua estreia na posição de honra no Circuito de Monte Carlo.
A Ferrari manteve o bom desempenho demonstrado nas sessões de treinos livres, mas teve que enfrentar a McLaren, que mostrou superioridade ao quebrar todos os tempos mais rápidos da rival italiana. Max Verstappen, que se destacou no terceiro treino livre, teve um desempenho mais discreto durante a classificação, com a Red Bull ainda sofrendo com a eliminação de Yuki Tsunoda, que se mostrou insatisfeito com a estratégia e terminou em 12º.
Após a qualificação, Lewis Hamilton foi penalizado em três posições por obstruir Verstappen, devido a um erro de comunicação com a Ferrari. Com isso, o piloto holandês assumiu a 4ª posição, enquanto Hamilton caiu para 7º, atrás de Isack Hadjar e Fernando Alonso.
Além disso, Lance Stroll sofreu uma penalização adicional de três posições no grid após atrapalhar Pierre Gasly, somando-se à perda de uma posição que já havia ocorrido por conta de um incidente nos treinos livres. Oliver Bearman, por sua vez, foi penalizado com a perda de 10 posiões por ultrapassar durante uma bandeira vermelha nos treinos. Com isso, Stroll começará a corrida em 19º, e Bearman em 20º.
A classificação de Bortoleto foi marcada por dificuldades, com sua primeira volta no Q1 sendo a mais lenta. No entanto, ele conseguiu recuperar terreno, subindo para 13º nas últimas tentativas. Mas, infelizmente, sua última volta de 15º não foi suficiente para mantê-lo no top 15, sendo superado por Hadjar.
Como assistir ao GP de Mônaco de F1 2025 online?
A Fórmula 1 será transmitida pela F1 TV, plataforma de streaming exclusiva da Fórmula 1. A assinatura custa US$ 5,19 dólares por mês ou US$ 39,99 por ano pela cobertura ao vivo.
Também haverá transmissão da Band e Bandsports. É possível acompanhar as etapas online pela Bandplay.
Horário da corrida do GP de Mônaco de F1 2025
A nova etapa da temporada de 2025 da Fórmula 1 será transmitida exclusivamente pela Band, tanto na TV aberta quanto no BandSports, canal de TV por assinatura, além de ser disponibilizada nos sites Band.com.br e Bandplay.
Domingo, 25 de maio
- Corrida: 07h30
Veja quem são os pilotos na F1 este ano
- McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
- Ferrari: Charles Leclerc e Lewis Hamilton
- RBR: Max Verstappen e Liam Lawson
- Mercedes: George Russell e Andrea Kimi Antonelli
- Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
- Alpine: Pierre Gasly e Jack Doohan
- Williams: Carlos Sainz e Alexander Albon
- RB: Isack Hadjar e Yuki Tsunoda
- Sauber: Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto
- Haas: Esteban Ocon e Oliver Bearman
Quais e quando serão as próximas corridas da Fórmula 1 em 2025?
- GP da Espanha: 01 de junho
- GP do Canadá: 15 de junho
- GP da Áustria: 29 de junho
- GP da Grã-Bretanha: 06 de julho
- GP da Bélgica: 27 de julho
- GP da Hungria: 03 de agosto
- GP da Holanda: 31 de agosto
- GP da Itália: 07 de setembro
- GP do Azerbaijão: 21 de setembro
- GP de Singapura: 05 de outubro
- GP dos Estados Unidos: 19 de outubro
- GP dos México: 26 de outubro
- GP de São Paulo: 09 de novembro
- GP de Las Vegas: 22 de novembro
- GP do Catar: 30 de novembro
- GP de Abu Dhabi: 07 de dezembro
Fonte: Exame