Hugo Calderano, quarto colocado nas Olimpíadas de Paris e número 3 do mundo, já é, no mínimo, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, que está sendo disputado em Doha, no Catar. Neste sábado, às 11h40 (horário de Brasília), ele enfrentará o chinês Liang Jingkun, quinto do mundo, por uma vaga na decisão de domingo. A partida terá transmissão ao vivo pelo Sportv 2 e CazéTV.
Calderano derrotou o sul-coreano An Jae-hyun (17.º) por 4 sets a 1 (11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10) nesta sexta-feira, pelas quartas-de-final — na rodada anterior, Jae-hyun havia eliminado o francês Felix Lebrun (6°), que venceu o brasileiro na disputa do bronze olímpico em Paris 2024.
Já Liang derrotou o compatriota Lin Shidong, o número um do mundo, por 4 sets a 3.
Assim, Calderano se garantiu entre os quatro melhores da competição e garantiu o pódio — nesse evento não existe disputa pelo bronze; quem avança à semifinal já tem medalha garantida.
Esta é uma conquista inédita para o brasileiro e história para o país. Calderano é o primeiro atleta não asiático e europeu a chegar entre os quatro melhores nesta competição. Ele já havia igualado sua principal campanha em Mundiais quando chegou às quartas-de-final. Ele havia alcançado esta fase em 2021, na edição disputada em Houston, nos Estados Unidos.
— Foi um grande jogo. É difícil expressar em palavras o que sinto, é muito forte, uma medalha de bronze. Parabéns para Jae-hyun também. Estou muito feliz e quero continuar dando orgulho para o Brasil — declarou Calderano, ao final da partida — Eu estava confiante, vi que ele estava confiante também. Foi muito importante manter a calma e trabalhar bem até o final. (Contra o Liang) será um jogo muito difícil, ele vai me dar muito trabalho, mas espero que seja uma grande batalha.
Há um mês, Calderano conquistou a Copa do Mundo, derrotando os três primeiros colocados do ranking mundial em sequência, na China. Outro título inédito. Nas quartas, derrotou o japonês Tomakazu Harimoto, na semifinal passou pelo chinês Chuqin Wang e, na decisão, venceu o também chinês Lin Shidong.
Em recente entrevista para jornalistas do Brasil, Calderano disse que estava motivado para o Mundial e ao mesmo tempo que buscaria mais tempo para si mesmo. Ele pretende balancear sua rotina intensa no esporte com atividades que o ajudem a melhorar a qualidade de vida. Caldenaro se despediu do Ochsenhausen, da Alemanha, clube que defendeu por onze anos, e estuda se defenderá outra equipe ou ficará apenas com o calendário de seleções. Ele também trocou seus treinadores particulares.
A outra semifinal, também marcada para sábado, terá o chinês Wang Chuqin e o sueco Truls Moregard (7º). A decisão está programada para domingo.
A vitória nas quartas de final foi a quinta de Calderano no Mundial. Antes, o brasileiro já havia derrotado o mexicano Rogelio Castro (122º), o tunisiano Wassim Essid (124º), o cazaque Kirill Gerassimenko (59º) e o nigeriano Quadri Aruna (31º).
O Mundial é a competição mais importante do calendário internacional de tênis de mesa em 2025. O evento entrega 2.000 pontos aos campeões – o mesmo que os Jogos Olímpicos e os WTT Grand Smashes, equivalentes a um Grand Slam da modalidade.
É realizado a cada dois anos, desde 1926 e conta com o maior número de atletas – são 128 nas chaves individuais masculinas e femininas. E ainda há os torneios de duplas masculinas, femininas e mistas. Na ordem da importância, ele só perde para as Olimpíadas.
Confira a campanha de Calderano no Mundial:
- Primeira rodada: Hugo Calderano 4 x 1 Rogelio Castro (11/8, 9/11, 11/3, 11/4 e 11/4)
- Segunda rodada: Hugo Calderano 4 x 0 Wassim Essid (11/5, 11/3, 11/5 e 11/4)
- Terceira rodada: Hugo Calderano 4 x 2 Kirill Gerassimenko (9/11, 9/11, 11/5, 12/10, 11/9 e 11/7)
- Oitavas de final: Hugo Calderano 4 x 0 Quadri Aruna (11/4, 11/4, 11/4 e 11/6)
- Quartas de final: Hugo Calderano 4 x 1 An Jaehyun (11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10)
The post Brasileiro Hugo Calderano disputa hoje vaga na final no Mundial de Tênis de Mesa appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney