A Microsoft apresentou, nesta semana, o Aurora, modelo de inteligência artificial (IA) capaz de prever, com alta precisão, eventos climáticos, como furacões, tufões, tempestades de areia e qualidade do ar.
Segundo a empresa explicou em seu blog, a tecnologia supera abordagens meteorológicas tradicionais tanto em velocidade quanto em exatidão.
Treinado com mais de um milhão de horas de dados — incluindo imagens de satélites, leituras de radares e previsões históricas — o Aurora pode ser refinado com novos dados para fornecer previsões detalhadas para eventos específicos. Um estudo sobre o modelo também foi publicado na revista Nature.

Testes com a tecnologia foram bem sucedidos
- Em testes, o Aurora antecipou, com quatro dias de antecedência, a chegada do tufão Doksuri às Filipinas e superou o desempenho do Centro Nacional de Furacões dos EUA na previsão de trajetórias de ciclones tropicais entre 2022 e 2023;
- A IA também acertou a rota da tempestade de areia que atingiu o Iraque em 2022;
- Apesar de exigir grande poder computacional para o treinamento, a Microsoft afirma que o Aurora é extremamente eficiente em operação, gerando previsões em segundos, enquanto sistemas tradicionais levam horas em supercomputadores.
Leia mais:
- O que muda do Microsoft Flight Simulator 2020 para o 2024? Veja comparativo
- 7 recursos do Microsoft PowerToys que vão mudar como você usa o Windows 11
- Microsoft 365: como ter o pacote Office de graça no PC Windows via Copilot
Modelo da Microsoft já está operando em aplicativo de tempo
A empresa já incorporou o modelo ao aplicativo MSN Weather, em versão adaptada que fornece previsões horárias, inclusive sobre cobertura de nuvens. O código e os pesos do modelo estão disponíveis publicamente para pesquisadores.
A Microsoft posiciona o Aurora como um avanço significativo para a ciência climática — e um reforço estratégico frente a concorrentes, como o Google DeepMind, que também desenvolve IAs meteorológicas, como o WeatherNext.

O post Microsoft lança IA que prevê clima com precisão e velocidade inéditas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital