O Ministério da Educação divulgou, na noite desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. O documento contém todas as regras e informações referentes à edição, incluindo o cronograma oficial.
Conforme o calendário, as inscrições vão começar na segunda-feira (26), terminando em 6 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 85. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
No primeiro dia, os candidatos vão realizar as avaliações de linguagens, ciências humanas e redação. Já no segundo, matemática e ciências da natureza.
MEC divulga edital do Enem 2025: saiba como acessar
Pré-inscrição e certificação
Os estudantes matriculados no terceiro do ano do ensino médio já estarão pré-inscritos na edição deste ano. Será necessário apenas que o estudante acesse a Página do Participante, informe se deseja realizar a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol, e confirme a participação.
Outra novidade é que o Enem 2025 retomará a certificação do ensino médio para quem não o concluíram no tempo regular. Os candidatos, então, receberão o diploma após a realização das provas.
Esse modelo de certificação chegou a ser oferecido entre 2009 e 2016. Posteriormente, o Enem foi substituído pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Confira o cronograma completo do Enem 2025:
- Período de isenção/justificativa: 14 de abril a 2 de maio
- Resultado das solicitações de isenção/justificativa: 12 de maio
- Período para solicitar o recurso: 12 a 16 de maio
- Resultados dos recursos: 22 de maio
- Inscrições: 26 de maio a 6 de junho
- Aplicação das provas de linguagens, ciências humanas e redação: 9 de novembro
- Aplicação das provas de matemática e ciências da natureza: 16 de novembro
- Aplicação em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais
Este conteúdo foi originalmente publicado em Enem 2025: veja cronograma completo da edição no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil