Home / Brasil / Polícia Civil prende 15 pessoas envolvidas em fraudes bancárias em Minas

Polícia Civil prende 15 pessoas envolvidas em fraudes bancárias em Minas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu 15 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão nesta quinta-feira (22) durante a Operação Descrédito.

Os mandatos foram cumpridos em Belo Horizonte, cidades da Região Metropolitana, Montes Claros, no Norte do estado, e São Sebastião do Paraíso, no Sul mineiro.

A ação teve como alvo uma organização criminosa composta por ao menos 18 integrantes, incluindo gerentes e ex-gerentes bancários, falsificadores de documentos e intermediários. O grupo é responsável por aplicar golpes milionários, com prejuízo superior a R$ 20 milhões, utilizando dados de pessoas físicas e jurídicas para a obtenção fraudulenta de empréstimos.

Os suspeitos mantinham um esquema criminoso e agiam de forma estruturada e dividida, conforme explicou o delegado Rafael Gomes, responsável pela investigação.

“A organização tinha um coordenador que fazia a ponte entre os falsificadores de documentos e os gerentes das instituições financeiras. Os gerentes enviavam CPFs e CNPJs com alto score, e os falsificadores criavam documentos falsos usando esses dados e fotos de comparsas. A partir daí, contas eram abertas e empréstimos de alto valor eram contratados em nome das vítimas”, detalhou.

Em um dos casos, a Polícia Civil identificou um empréstimo de meio milhão de reais feito em nome de uma moradora da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A vítima só descobriu o golpe ao ser surpreendida com a cobrança. Em outro exemplo, o delegado descreveu uma fraude de R$ 100 mil, feita contra um morador de São Sebastião do Paraíso.

As investigações começaram em setembro de 2024, após uma vítima da cidade de São Sebastião do Paraíso procurar a delegacia local. Em outubro do ano passado, a polícia conseguiu prender um dos principais articulares do esquema em Belo Horizonte.

A investigação revelou que o golpe não se limitava a pessoas físicas. “Além das vítimas que tiveram seus nomes usados, também há prejuízo direto às instituições financeiras, que foram enganadas com o uso de documentos falsos e conivência de alguns de seus próprios gerentes”, ressaltou o delegado regional em São Sebastião do Paraíso, Tiago Bordini.

A operação resultou em 97 contas bancárias bloqueadas, sigilos bancários e fiscal quebrados. Entre os 15 presos, estão quatro gerentes bancários em atividade e dois ex-gerentes, além de falsificadores e operadores do esquema. Pelo menos três dos detidos confessaram participação, um deles admitindo que chegou a abrir 40 contas fraudulentas e que recebia 10% de comissão sobre os empréstimos contratados.

Segundo a PCMG os trabalhos de análise dos materiais apreendidos, como celulares, computadores, documentos e cartões bancários virgens continuam. Uma nova fase da operação, segundo a polícia já está sendo planejada e nossos envolvidos e vítimas podem ser identificados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Civil prende 15 pessoas envolvidas em fraudes bancárias em Minas no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *