A Meta anunciou novo acordo de energia solar nesta quinta-feira (21), garantindo 650 MW de capacidade em projetos desenvolvidos pela fornecedora de energia AES nos estados do Texas e Kansas, ambos nos Estados Unidos.
Segundo o TechCrunch, serão 400 MW instalados no Texas e 250 megawatts no Kansas, destinados a alimentar os data centers da empresa, que vêm se expandindo rapidamente para suportar suas crescentes operações com inteligência artificial (IA).
Meta tem energia solar como um dos focos em 2025
- Com este, já são quatro os acordos solares fechados pela Meta em 2025, todos no Texas;
- Os contratos anteriores incluem projetos de 595 MW, 505 MW e dois de 200 MW cada;
- A escolha do Texas não é por acaso: o Estado liderou a instalação de nova capacidade solar nos EUA em 2023 e 2024, favorecido por clima ensolarado, licenciamento rápido e conexões eficientes à rede elétrica.

Leia mais:
- Startup vai instalar painéis solares em trilhos de trem
- Painéis solares podem influenciar as temperaturas das cidades, aponta estudo
- Vale a pena instalar energia solar em casa?
Energia pode ser gerada rapidamente
A energia solar tem se destacado por seus custos reduzidos e tempo de implantação acelerado. Segundo a AES, é possível começar a gerar energia antes mesmo da conclusão total dos parques solares, o que torna a sua adoção ainda mais interessante para as big techs.
“A geração rápida e o baixo custo da eletricidade são fatores-chave que atraem empresas de hiper escala, como a Meta”, afirmou Andrés Gluski, CEO da AES.
Somando todos os seus projetos, a Meta já acumula mais de 12 GW de energia renovável em seu portfólio global.

O post Meta fecha (mais um) acordo de energia solar para abastecer data centers apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital