Home / Finanças / Vai viajar? Como fica o IOF para compras no cartão de crédito feitas fora do Brasil

Vai viajar? Como fica o IOF para compras no cartão de crédito feitas fora do Brasil

homem com cartão de crédito na mão digitando no notebookCartão de crédito para pagamentos recorrentes (Foto: Rupixen/Pixabay)

" data-image-caption="

Cartão de crédito Foto:Rupixen/Pixabay

" data-medium-file="https://i0.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/06/cartao-de-credito_foto-de-rupixen-pixabay.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/06/cartao-de-credito_foto-de-rupixen-pixabay.jpg?fit=1280%2C853&quality=70&strip=all">

Como parte das medidas anunciadas nesta quinta-feira (22) para o ajuste das contas públicas em 2025, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) passou por alterações, incluindo o aumento da cobrança no cartão de crédito para quem realiza compras fora do país.

Leia mais:

Apesar de o material divulgado pelo Ministério da Fazenda afirmar que a carga atual seria mantida, com unificação das alíquotas para cartões de crédito e débito internacionais, cartões pré-pagos internacionais e cheques de viagem para gastos pessoais em 3,5%, na prática, houve um aumento, pois a cobrança já era de 3,38% desde janeiro deste ano. Até 2022, a cobrança era de 6,38% e foi gradualmente reduzida até 2024.

Além disso, o uso de conta internacional e a compra em moeda estrangeira também sofrerão aumento a partir da meia-noite desta sexta-feira (23). Antes, o pagamento era de 1,1%; agora, foi elevado para 3,5%.

IOF em transações

ModalidadeComo eraComo vai ficar
Cartões de crédito e débito internacional3,38%3,5%
Cartão pré-pago internacional e cheques de viagem para gastos pessoais3,38%3,5%
Remessa de recurso para conta do contribuinte brasileiro no exterior3,38%3,5%
Compra de moeda em espécie em casas de câmbio1,1%3,5%

The post Vai viajar? Como fica o IOF para compras no cartão de crédito feitas fora do Brasil appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *