O Ibovespa Futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta quinta-feira (22), com investidores atentos à tramitação do projeto de lei de corte de impostos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Congresso, aprovado pela Câmara nesta manhã, enquanto os investidores nacionais voltam as atenções para o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre. Às 09h08 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em junho tinha desvalorização de 0,08%, cotado aos 138.940 pontos.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
As preocupações com o cenário fiscal dos EUA têm crescido desde a semana passada, com o rebaixamento da nota de crédito do país pela Moody’s, e à medida que avança a legislação tributária de Trump no Congresso, que, caso aprovada, pode acrescentar trilhões de dólares à dívida do governo federal.
O projeto superou um obstáculo crucial nesta quinta, quando a Câmara dos Deputados aprovou o projeto por margem estreita. O pacote também precisa ser aprovado no Senado, controlado pelos republicanos, antes que Trump possa sancioná-lo como lei. A votação ocorreu após uma maratona que manteve os parlamentares debatendo o projeto por duas noites seguidas.
Na cena doméstica, o mercado nacional avaliará o mais recente Relatório de Receitas e Despesas Primárias, a ser divulgado pelo governo às 14h30. A publicação será seguida por uma coletiva de imprensa às 15h, que contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, entre outros.
Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava em baixa de 0,35%, enquanto o S&P 500 caía 0,18% e o Nasdaq Futuro recuava 0,09%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista operava em alta de 0,28%, aos R$ 5,658 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,12%, aos 5.689 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam no vermelho, seguindo as perdas em Wall Street, em meio ao aumento das preocupações dos investidores com a possibilidade de que um novo projeto de lei orçamentária dos EUA eleve significativamente a dívida pública.
Os mercados europeus operam em baixa nesta quinta-feira, com os investidores atentos aos balanços de EasyJet, BT, British Land e Tate & Lyle. Além disso, o foco também se volta para a divulgação dos dados preliminares do índice de gerentes de compras (PMI) da França e do Reino Unido.
Os preços do petróleo recuam nesta sessão, pressionados por um aumento inesperado nos estoques de petróleo bruto e combustíveis nos Estados Unidos — um sinal de possível enfraquecimento da demanda. O movimento também reflete a cautela dos investidores diante das novas negociações nucleares entre Irã e EUA, que podem impactar a oferta global da commodity.
As cotações do minério de ferro na China fecharam com leve alta, enquanto investidores avaliavam demanda da China e maiores embarques.
The post Ibovespa Futuro cai com votação orçamentária nos EUA e relatório bimestral no radar appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney