Home / Política / AGU investiga uso de criptomoedas em fraudes bilionárias no INSS

AGU investiga uso de criptomoedas em fraudes bilionárias no INSS

AGU investiga uso de criptomoedas em fraudes bilionárias no INSS

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou na terça-feira (20) que organizações criminosas investigadas por fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizaram criptomoedas para ocultar recursos desviados de aposentadorias e pensões.

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, Messias explicou que há indícios do uso de criptoativos para mascarar o patrimônio obtido ilegalmente pelas entidades envolvidas. A AGU solicitou ao Judiciário o rastreio de operações financeiras a partir de corretoras especializadas.

“No pedido de bloqueio que nós fizemos na semana retrasada nós solicitamos ao juízo que seja feito um rastreio a partir de corretoras de criptomoedas para entender por onde esse recurso passou caso tenha sido utilizado”, declarou.

As apurações fazem parte da ofensiva do governo contra fraudes em descontos associativos realizados diretamente na folha de pagamento de beneficiários do INSS. Segundo a AGU, os desvios podem ter alcançado R$ 2,8 bilhões. Outras estimativas apontam

Até o momento, 12 entidades, seis empresas e oito pessoas físicas tiveram bens bloqueados por suspeita de envolvimento no esquema.

Além de ocultar valores por meio de criptoativos, os investigados são suspeitos de intermediar pagamentos de propina a servidores do INSS e pessoas ligadas ao órgão. As propinas teriam chegado a R$ 23,8 milhões.

Como medida de prevenção, o governo também avalia o fim da autorização legal para que associações e sindicatos realizem descontos diretos em benefícios previdenciários. A possibilidade está em análise pela equipe técnica, mas ainda não há decisão final.

Segundo Messias, as entidades podem utilizar meios alternativos de cobrança, como transferências bancárias e Pix. Até o momento, mais de 1,7 milhão de beneficiários já pediram reembolso por valores descontados sem autorização.

The post AGU investiga uso de criptomoedas em fraudes bilionárias no INSS appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *