Às vésperas da eleição presidencial da CBF, marcada para o próximo domingo (25), a maioria dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro divulgou uma nota exigindo mudanças estruturais na entidade.
As reivindicações, articuladas por integrantes da Libra e da Liga Forte União (LFU), miram principalmente alterações no estatuto da confederação e a criação de uma liga independente para gerir as propriedades comerciais das competições nacionais.
Samir Xaud, candidato único e favorito ao cargo, conta com apoio majoritário das federações, mas não do bloco dos clubes.
Entre os oito pontos apresentados na nota estão a revisão do modelo eleitoral — que dá peso triplicado aos votos das federações estaduais —, o compromisso com a criação da Liga, a profissionalização da arbitragem e a inclusão dos clubes em todas as assembleias da CBF. As equipes também pedem regras de fair play financeiro e mais investimento nas Séries B, C e D, além do futebol feminino.
Samir Xaud, presidente da federação de Roraima, deverá ser eleito mesmo com o apoio de apenas 10 dos 40 clubes do colégio eleitoral. Por outro lado, conta com 25 das 27 federações estaduais — o que, no sistema atual, é mais do que suficiente para garantir sua aclamação.
Para inscrever uma chapa, são necessários apoios de oito federações e cinco clubes. No momento da votação, os clubes da Série A têm peso dois; os da Série B, peso um; e as federações, peso três, o que na prática esvazia o poder de decisão dos times.
A articulação frustrada para emplacar um nome alternativo gerou forte reação entre dirigentes.
“75% dos clubes demonstraram um desejo legítimo que sequer pode ser submetido ao voto”, afirmou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, líder da LFU e do Conselho Nacional de Clubes.
Já Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, reforçou que o futebol vive um desequilíbrio de forças. “São os clubes que têm torcedores, não existe torcedor de federação”, disse.
A eleição acontecerá às 10h30 de domingo, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Médico de 41 anos, Xaud deve suceder Ednaldo Rodrigues, que foi afastado por decisão judicial e anunciou nesta segunda-feira a desistência de retornar ao cargo.
The post Clubes pressionam CBF por mudanças no estatuto e Liga às vésperas de eleição appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney