Home / Política / Ovos de granja infectada por gripe aviária são destruídos no RS, em MG e no PR

Ovos de granja infectada por gripe aviária são destruídos no RS, em MG e no PR

Ovos de granja infectada por gripe aviária são destruídos no RS, em MG e no PR

O Ministério da Agricultura anunciou nesta segunda-feira (19) que rastreou e determinou a destruição de ovos provenientes da granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi registrado o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em aves comerciais no Brasil. Os produtos foram localizados em três estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Segundo o ministério, a medida segue o Plano Nacional de Contingência para a gripe aviária e visa “mitigar qualquer risco” de contaminação. Embora não haja comprovação de que os ovos estejam infectados pelo vírus, o descarte é uma ação preventiva para proteger a avicultura nacional.

Em Minas Gerais, o governo estadual já descartou 450 toneladas de ovos férteis provenientes da granja afetada, que seriam utilizados apenas para a produção de aves e não para consumo humano. As autoridades locais não descartam a necessidade de novos descartes nos próximos dias.

No Rio Grande do Sul, o governo estadual reforçou o controle sanitário com a instalação de sete barreiras de desinfecção em pontos estratégicos, incluindo rodovias e estradas vicinais. Os veículos que transportam animais, ração e leite estão sendo monitorados e desinfetados para evitar qualquer risco de contaminação.

Até o momento, o governo do Rio Grande do Sul já vistoriou 94 propriedades em um raio de 10 km ao redor do foco de contágio, sendo 27 na área mais próxima do surto. A única granja que recria aves na região também foi inspecionada.

O Ministério da Agricultura reforçou que todas as medidas necessárias para proteger a avicultura nacional estão sendo adotadas e que a situação continua sendo monitorada.

The post Ovos de granja infectada por gripe aviária são destruídos no RS, em MG e no PR appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *