O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) a jornalistas que a China estava prestes a voltar a comprar carne de frango do Rio de Grande do Sul, depois de suspender a importação no ano passado por conta de um caso da doença de Newscastle em uma grande comercial no estado gaúcho.
“A China manteve [a restrição] ao Rio Grande do Sul, e não o Brasil todo, e já estava na iminência de voltar a comprar, pois se deram por satisfeitos”, declarou o ministro.
Fávaro disse que considera factível que os países proponham restrições apenas regionais, onde houver focos de gripe aviária. A ação já foi tomada por nações como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas
No caso do Rio Grande do Sul, o ministro disse que a China havia sinalizado a reabertura comercial para a compra de carne de frango do estado durante a recente viagem da comitiva brasileira ao país asiático.
Em vez disso, Pequim ampliou a suspensão ao resto do Brasil por conta do caso confirmado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na semana passada.
“Nessa viagem da missão com o presidente Lula à China, [o governo chinês] deu sinais de que estava satisfeito com todos os relatórios fornecidos sobre o Newcastle no Rio Grande do Sul e, provavelmente, iria retirar as restrições. Infelizmente agora a restrição veio por outro motivo e para o Brasil todo”, acrescentou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em China estava na iminência de voltar a comprar frango do RS, diz Fávaro no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil