Neste domingo (18), o Estádio do Maracanã será palco do confronto entre Flamengo e Botafogo pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os times dos técnicos Filipe Luís e Renato Paiva entram em campo com a promessa de protagonizar mais uma “clássico quente”, como tem sido nas últimas temporadas. A bola rola às 18h30 (de Brasília).
Com 17 pontos, o Rubro-Negro está na disputa pela liderança. O Glorioso, com 11, quer confirmar a boa fase para se aproximar dos primeiros colocados da tabela.
Equilíbrio recente do clássico
Além das disputas intensas, o clássico entre Flamengo e Botafogo é marcado pelo equilíbrio nos últimos anos. Desde maio de 2022, são seis vitórias rubro-negras e quatro triunfos alvinegros.
Há vitórias marcantes dos dois lados.
Em fevereiro de 2025, o time de Filipe Luís venceu a Supercopa do Brasil por 3 a 1, em Belém, e “carimbou a faixa” de campeão brasileiro do Botafogo.
Na campanha do título da Série A em 2024, o Glorioso venceu o rival duas vezes: 2 a 0 no Maracanã e 4 a 1 no Nilton Santos. Foram dois resultados determinantes para a conquista.
O último confronto entre os rivais aconteceu pelo Campeonato Carioca desse ano.
O Flamengo venceu por 1 a 0, em jogo que ficou marcado por briga no fim, com Barboza perdendo um dente após um soco de Cleiton.

Desfalques para o clássico
O técnico Filipe Luís segue com jogadores importantes entregues ao departamento médico do Flamengo: Allan, Erick Pulgar e Gonzalo Plata estão lesionados. Gerson, suspenso, completa a lista de baixas.
No Botafogo, Renato Paiva não conta com Bastos, Alexander Barboza, Savarino, Matheus Martins e Mastriani, todos lesionados. O Glorioso não tem jogadores suspensos para o clássico no Maracanã.
Envolvidos nas disputas da Libertadores e da Copa do Brasil, os rivais cariocas vêm em grande sequência de jogos e, por isso, os técnicos ainda devem realizar mudanças pontuais por questões físicas.
Prováveis escalações
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, De La Cruz, Gerson e Luiz Araújo; Everton Cebolinha e Pedro – Técnico: Filipe Luís.
Botafogo: John; Vitinho (Ponte), Jair, David Ricardo e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Cuiabano; Artur, Rwan Cruz (Jeffinho) e Igor Jesus – Técnico: Renato Paiva.
Onde assistir a Flamengo x Botafogo pelo Brasileirão
- TV: Premiere
- Tempo real: CNN Esportes
Este conteúdo foi originalmente publicado em Flamengo e Botafogo duelam em promessa de “clássico quente” pelo Brasileiro no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil