O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou neste domingo (18) que ele, juntamente com os líderes do Reino Unido, França e Polônia, pretendia conversar com Donald Trump antes da ligação planejada com o presidente russo, Vladimir Putin, na próxima segunda-feira (19).
Merz disse ter discutido o assunto com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, enquanto os dois participavam da missa inaugural do Papa Leão XIV no Vaticano.
Ele afirmou que também conversou bastante com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Vaticano.
“Conversei com Marco Rubio, inclusive sobre a ligação de amanhã. Concordamos em conversar novamente com os quatro líderes de Estado e o presidente dos EUA em preparação para esta conversa [com Putin]”, falou Merz a repórteres.
Donald Trump publicou na rede social Truth que irá conversar com Vladimir Putin por telefone na segunda-feira (19) às 10h00 (horário local).
Os líderes conversarão sobre a guerra: “Os assuntos da ligação serão: parar o “banho de sangue” que está matando, em média, mais de cinco mil soldados russos e ucranianos por semana e o comércio”, disse ele na publicação.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líderes europeus querem conversar com Trump antes da ligação com Putin no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil