O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou novamente o líder interino da Síria, Ahmed Al-Sharaa, nesta quinta-feira (15), caracterizando o ex-jihadista que virou presidente como alguém com um “passado forte”.
“Conheci o novo líder do país, e ele tem um passado forte… Acho que ele será um grande representante, e veremos”, declarou Trump em uma mesa redonda com líderes empresariais no Catar, supostamente com o objetivo de destacar novos investimentos na Boeing.
Os comentários do presidente americano ressaltam seus frequentes esforços para elogiar e admirar publicamente líderes autoritários.
“Você vai ter que ter um passado sólido para conseguir isso. Você não pode — você não pode ser uma pessoa fraca. Se você for uma pessoa fraca, estaríamos apenas perdendo tempo. Então, ele é um cara forte, e eu achei que ele era bom, e vamos ver o que acontece. Mas vamos dar a ele uma chance de lutar, retirando as sanções.”
Ele anunciou na terça-feira (13) que planeja suspender as sanções à Síria após a queda do regime de Assad no ano passado.
Trump e Al-Sharaa realizaram uma reunião crucial na quarta-feira (14) em Riade, capital da Arábia Saudita, enquanto os EUA exploram a possibilidade de normalizar as relações diplomáticas com a Damasco.
Até recentemente, al-Sharaa tinha uma recompensa de US$ 10 milhões por sua cabeça.
Antes conhecido por seu nome de guerra militante, Abu Mohammed al-Jolani, ele foi incluído na lista de Terroristas Globais Especialmente Designados dos EUA em 2013 por liderar a filial da Al-Qaeda na Síria.
Mas, em 2016, ele se separou do grupo, segundo o Centro de Análises Navais dos EUA.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump elogia “passado forte” do líder rebelde da Síria no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil