Alexandre Maluf, economista da XP, participou do Morning Call da XP nesta quarta (14), e apontou que 70% do mercado acredita que parou o ciclo de alta da Selic e 30%, que o Comitê de Política Monetária (Copom) ainda vai elevar um pouco mais do que já está (14,75%).
A perspectiva da XP é que haja aumento de 0,25 ponto percentual (pp) dos juros no próximo encontro dos diretores do Banco Central, nos dias 17 e 18 de junho.
“A gente acredita que os dados a serem divulgados até a próxima reunião vão força-los a entregarem alguma alta”, disse o economista.
“Mas uma coisa é consenso: a gente vai ter que conviver com juros mais altos por mais tempo”, acrescentou. Isso leva a uma discussão do mercado não somente para prever quando os juros param de subir, mas quando exatamente será feito o primeiro corte.
Cenário incerto
O problema é que com o cenário internacional muito incerto associado às pressões inflacionárias e fiscais no Brasil impõem dificuldades de se saber exatamente até quando a Selic se manterá alta.
“Tanto pelo cenário global quanto pelo cenário de atividade resiliente e expectativa de inflação muito desancorada (no Brasil) requerem um trabalho monetário mais duro e juros mais alto por mais tempo”, explicou Maluf.
“Os juros devem ir a 15% em junho, patamar esse que pode ficar até o segundo trimestre de 2026 e daí iniciar um ciclo de corte, chegando a 12,5% no final do ano que vem”, crê o economista.
Tarifas
Alexandre Maluf comentou que há uma preocupação no Brasil das projeções econômicas refletirem o que está acontecendo lá fora.
“Desde que a guerras tarifárias (de importação adotadas pelo governo Trump nos EUA) se acirrou, alguns fatores se consolidaram. Primeiro, um dólar um pouco mais fraco e também o petróleo”, explicou. Isso, segundo ele, motivou revisão recente da XP na parte de câmbio, com valorização do real frente ao dólar. “Isso mudou a inflação também”, disse.
Ele vê ainda a atividade econômica no Brasil com viés de alta, com mercado de trabalho surpreendendo para cima e todas as medidas de estímulo acontecendo. Para o economista, isso é outro fator importante a ser observado na economia e que muda o rumo dos juros.
The post Economista da XP: dados até a próxima reunião do Copom podem fazer BC elevar juros appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney