Home / Política / Lula retorna a Moscou e tenta convencer Putin a negociar diretamente com Zelensky

Lula retorna a Moscou e tenta convencer Putin a negociar diretamente com Zelensky

Lula retorna a Moscou e tenta convencer Putin a negociar diretamente com Zelensky

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou à Moscou nesta quarta-feira (14), em uma escala que pode se transformar em uma tentativa de intermediação direta para a paz na guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula afirmou que buscará convencer o presidente russo, Vladimir Putin, a participar pessoalmente de uma negociação com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, prevista para ocorrer em Istambul, na Turquia.

Em entrevista coletiva antes de deixar Pequim, o presidente brasileiro revelou que recebeu um apelo do chanceler ucraniano, Andrii Sibiha, transmitido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para que Lula atuasse como mediador junto a Putin. O objetivo é garantir a presença do líder russo nas negociações e avançar em um cessar-fogo para o conflito, que já dura mais de três anos.

“Eu, quando parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: ‘Ô, companheiro Putin, vá até Istambul negociar, porra. Não custa nada’”, afirmou Lula.

Tentativa de mediação e apoio chinês

A viagem de Lula a Moscou ocorre em meio a uma série de esforços diplomáticos do Brasil e da China para promover o diálogo entre os lados em conflito. Na terça-feira (13), os governos de Brasil e China divulgaram uma declaração conjunta em que defendem uma solução negociada para a crise na Ucrânia, destacando a necessidade de que as preocupações legítimas de todas as partes sejam consideradas.

“O Brasil e a China avaliam positivamente os recentes sinais de disposição ao diálogo e manifestam sua expectativa de que as partes possam alcançar um entendimento que viabilize o início de negociações frutíferas”, diz o comunicado conjunto.

Rússia não confirma encontro

Embora Lula tenha manifestado a intenção de conversar com Putin durante a escala em Moscou, o Kremlin ainda não confirmou se o encontro ocorrerá. Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo, declarou à imprensa que, “no momento, não posso dizer nada sobre isso. Se os contatos forem acordados de alguma forma, nós o informaremos imediatamente”.

O retorno de Lula a Moscou, mesmo em caráter de escala técnica, chamou a atenção da imprensa russa e internacional, que especula se o presidente brasileiro conseguirá avançar na sua proposta de mediação.

O papel de Lula nas negociações

Desde o início de seu mandato, Lula tem defendido uma abordagem multilateral para resolver o conflito na Ucrânia. Durante sua visita recente a Moscou, onde participou das comemorações do Dia da Vitória sobre o nazismo, Lula já havia abordado o tema com Putin. Segundo o presidente brasileiro, ele transmitiu a Putin um pedido de trégua de 30 dias feito pelo governo ucraniano, ao que Putin teria respondido estar disposto a discutir a proposta.

Agora, a estratégia de Lula é garantir que ambos os presidentes, Putin e Zelensky, estejam presentes em Istambul para negociações diretas, em vez de manter o diálogo apenas entre delegações. Pelo lado russo, o vice-chanceler Sergey Ryabkov já foi designado para representar Moscou.

The post Lula retorna a Moscou e tenta convencer Putin a negociar diretamente com Zelensky appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *