Investidores que seguiram o conselho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas redes sociais no último mês aproveitaram uma das maiores altas do S&P 500 durante seu novo mandato.
Após despencar com o anúncio das tarifas no chamado “Dia da Libertação” de Trump, o índice de referência subiu 14% no mês seguinte à declaração feita em 9 de abril, quando afirmou que era “um ótimo momento para comprar” — poucas horas antes de suspender algumas das tarifas mais severas em um século.
Ele repetiu a recomendação em 8 de maio, dizendo a repórteres que as perspectivas econômicas justificavam a entrada na bolsa.
Segundo dados compilados pela Bloomberg, é o melhor desempenho do S&P 500 em um período de 21 pregões — intervalo entre os dois comentários — durante os dois mandatos de Trump, desconsiderando as recuperações da era da Covid.
“Está claro que o ‘Trump put’ voltou a operar”, disse Arun Sai, estrategista sênior de multiativos da Pictet Asset Management. “Mas não devemos exagerar na leitura. Sim, é peculiar a forma como ele faz isso, mas no fim das contas, o mercado está precificando uma espécie de rede de proteção vinda da Casa Branca.”
Poucos dias após a segunda recomendação de Trump, Washington e Pequim anunciaram nesta segunda-feira uma redução temporária das tarifas entre os dois países, impulsionando uma alta de 4,2% nos contratos futuros do Nasdaq 100. Os futuros do S&P 500 chegaram a subir até 3,3%.
Embora seja incomum líderes mundiais darem conselhos financeiros em redes sociais, o primeiro mandato de Trump também foi marcado por uma série de tuítes e ameaças de tarifas e sanções contra parceiros comerciais estratégicos. Suas postagens viraram leitura obrigatória para investidores ao redor do mundo.
Desta vez, o presidente americano passou a orientar o mercado pouco antes de mudanças importantes na política econômica.
O S&P 500 havia recuado 12% nos quatro dias até 8 de abril, diante do temor de uma guerra comercial global. Trump — que no primeiro mandato vinculou amplamente seu desempenho político ao mercado acionário — afirmava repetidamente que suas decisões não seriam influenciadas pelos movimentos da bolsa. No entanto, em 9 de abril, anunciou uma suspensão de 90 dias nas tarifas mais duras para a maioria dos países.
©2025 Bloomberg L.P.
The post S&P 500 sobe 14% após Trump dizer que era “ótimo momento para comprar” appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney