DUBAI (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse neste sábado (10) que, se o objetivo dos Estados Unidos é privar o país de seus “direitos nucleares”, Teerã nunca recuará em relação a isso.
Araqchi falou em Doha um dia antes de outra rodada de negociações nucleares entre o Irã e os EUA, em Omã.
“Se o objetivo das negociações é privar o Irã de seus direitos nucleares, declaro claramente que o Irã não abrirá mão de nenhum de seus direitos”, disse Araqchi, citado pela mídia estatal.
- Leia também: Irã diz que retaliará se EUA ou Israel atacarem
- Leia também: Citi reduz previsão para preço do Brent nos próximos 0 a 3 meses a US$ 55 por barril
O Irã disse repetidamente que seu direito de enriquecer urânio não é negociável e descartou uma exigência de “enriquecimento zero” feita por algumas autoridades norte-americanas.
Mas Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, disse em uma entrevista na sexta-feira que as “instalações de enriquecimento do Irã precisam ser desmanteladas” sob qualquer acordo com os Estados Unidos.
Trump, que retirou Washington de um acordo de 2015 entre Teerã e potências mundiais destinado a restringir sua atividade nuclear, ameaçou bombardear o Irã se nenhum novo acordo for alcançado para resolver a longa disputa.
Os países ocidentais dizem que o programa nuclear do Irã, que Teerã acelerou após a saída dos EUA do agora moribundo acordo de 2015, é voltado para a produção de armas. Em contrapartida, o Irã insiste que o programa é puramente para fins civis.
“Em suas negociações indiretas com os Estados Unidos, o Irã enfatiza seu direito ao uso pacífico da energia nuclear e declara claramente que não busca armas nucleares”, disse Araqchi.
The post Irã não vai recuar de seus direitos nucleares, diz autoridade appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney