Quando decidiu dar um basta ao sedentarismo aos 50 anos, José Fernandes, CEO da Honeywell América Latina, não imaginava que o taekwondo mudaria não apenas seu corpo, mas também sua mente e sua maneira de liderar.
Hoje, faixa preta e competidor ativo, ele colhe os frutos da decisão que virou sua vida de cabeça para baixo – para melhor.
“Foi na virada de 2017 para 2018 que percebi que precisava mudar meu estilo de vida”, contou, em entrevista ao programa Rotina de Sucesso, programa do InfoMoney que mergulha na rotina dos maiores empresários do Brasil, apresentado pela especialista em saúde Paola Machado.
“Eu já estava com 50 anos e pensei: se não fizer alguma coisa agora, não vou fazer nunca mais.”
O executivo havia abandonado a prática esportiva por quase uma década, imerso em viagens e no ritmo intenso de trabalho. O reencontro com o esporte aconteceu por acaso, ao visitar uma escola de taekwondo.
O que mais o impressionou, antes mesmo do primeiro treino, foi o ambiente de respeito. “Aqui todo mundo é senhor ou senhora, independente da idade”, ouviu do mestre da escola. “Aquilo me deu um chacoalho”, lembrou.
Saiba mais: Como a prática de esportes ajuda líderes a tomarem decisões?
Desde então, Fernandes incorporou o esporte à sua rotina com disciplina. “Treino duas vezes por semana taekwondo e nos outros dias faço aeróbico e musculação. São cinco treinos por semana, normalmente à noite”, afirmou.
A escolha pelos treinos noturnos respeita seu perfil de maior produtividade no período da tarde e noite.
Impactos no físico foram rápidos e visíveis
Os impactos no físico foram rápidos e visíveis. Em um ano e meio, ele perdeu 10 quilos e reduziu 10 centímetros na cintura. “Meus exames melhoraram, parei de tomar remédios e o rosto afinou”, comemorou.
No entanto, foi na mente que o taekwondo promoveu a transformação mais profunda. “Aprendi a administrar melhor a pressão do dia a dia. Hoje, consigo desligar do trabalho nos momentos certos e voltar muito mais produtivo depois”, explicou.
Ele reforçou que a prática dos valores do taekwondo – disciplina, autocontrole e respeito – fortaleceu também suas habilidades de liderança, como a confiança e a comunicação.
Fernandes reconhece ainda outra mudança crucial em sua trajetória: a conquista da paciência. Conhecido por ser impulsivo no início da carreira, ele conta que a perda da mãe para o câncer foi o momento decisivo para desenvolver essa qualidade.
“Toda a minha impaciência se transformou em paciência. Eu desacelerei completamente e isso afetou 100% minha carreira profissional”, afirmou emocionado.
Leia também: Além da estética: como perder 25 quilos transformou a vida da fundadora da Sorridents
Paciência é uma competência vital
Segundo Paola Machado, a paciência é uma competência vital para profissionais que buscam crescimento sustentável.
“Ela influencia diretamente a qualidade das decisões e a gestão do estresse”, explicou a apresentadora, lembrando que o taekwondo também contribui para o aumento do vigor e melhora do humor.
Hoje, ao equilibrar a alta responsabilidade do comando da Honeywell com os treinos, José Fernandes é a prova de que sucesso e qualidade de vida caminham lado a lado.
“O taekwondo me ensinou a criar uma rotina de bons hábitos que ecoa em todas as áreas da minha vida”, concluiu.
The post Taekwondo transforma a rotina e a liderança de José Fernandes, CEO da Honeywell appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney