Home / Mundo / Em ligação, Zelensky e Trump discutem sobre cessar-fogo na Ucrânia

Em ligação, Zelensky e Trump discutem sobre cessar-fogo na Ucrânia

Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, realizaram uma ligação na quinta-feira (8) e conversaram sobre um possível cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, segundo Zelensky.

O líder ucraniano fez uma postagem na rede social X, dizendo que teve uma “ótima conversa” com o republicano. Segundo Zelensky, eles parabenizaram ambas as nações pela vitória sobre o nazismo no Dia da Vitória na Europa.

Os esforços contínuos para alcançar a paz também foram um tópico da ligação, sendo discutido medidas concretas que poderiam ser tomadas.

Segundo o presidente ucraniano, Donald Trump perguntou sobre a situação no campo de batalha e o mesmo forneceu um resmo breve.

Zelensky informou que “a Ucrânia está pronta para um cessar-fogo 30 dias, começando hoje mesmo.”

Ambos esperam o apoio da Rússia para esta proposta, mas, para isso, o país “precisa demonstrar a seriedade das intenções de encerrar a guerra, começando com um cessar-fogo total e incondicional”, acrescentou o presidente ucraniano.

Ainda em ligação, o presidente Trump “confirmou que deseja o fim desta guerra, está pronto para ajudar e apoia a necessidade de uma trégua”, publicou Volodymyr Zelensky.

Até o momento, a Rússia se recusou a assinar uma dos EUA de um cessar-fogo de 30 dias, com a qual a Ucrânia já havia concordado.

Em vez disso, Putin declarou uma trégua de três dias próxima ao aniversário de 80 anos do Dia da Vitória – um anúncio que foi prontamente rejeitado pela Ucrânia.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 desencadeou o pior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis Cubanos de 1962 – considerada a época em que as duas superpotências da Guerra Fria chegaram mais perto de uma guerra nuclear intencional.

*Sob supervisão de Victor Aguiar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em ligação, Zelensky e Trump discutem sobre cessar-fogo na Ucrânia no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *