O Nubank (NUBR33) anunciou nesta terça-feira, 6, a nomeação prevista do ex-presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, para o conselho de administração da Nu Holdings. Ele vai atuar como vice-chairman da holding e chefe global de políticas pública a partir do dia 1 de julho, após concluir um período de seis meses de quarentena determinado pela legislação brasileira.
Em nota, o banco afirma que o ex-presidente do BC vai “apoiar o programa de expansão internacional da companhia e o relacionamento com reguladores financeiros globais, representar a Nu Holdings em fóruns e conselhos internacionais, além de elevar a análise econômica e de risco para as operações do Nu no Brasil e na América Latina, contribuindo para desenhar a estratégia de negócios de longo prazo”.
O banco destaca Campos Neto como uma referencia em tecnologia de sistemas financeiros por meio de sistemas como o Pix e o Open Finance.
Quem é Campos Neto
Campos Neto atuou como presidente do Banco Central do Brasil de 2019 até o final de 2024.
Durante seu mandato, a organização recebeu o prêmio de “Central Bank of the Year” em 2024 pela Central Banking Magazine. Além disso, ele é a única pessoa a ter recebido o prêmio de “Best Central Banker of the Year” da revista LatinFinance por três anos consecutivos. Em 2020, também foi reconhecido pela revista The Banker como o “Best Central Banker of the Year” por sua liderança no enfrentamento da inflação durante a pandemia.
Em seu mandato no Banco Central, Campos Neto implementou uma agenda ampla ancorada nos pilares de inclusão financeira, educação financeira, aumento da concorrência e sustentabilidade. Os avanços em inovação levaram à inclusão de milhões de brasileiros no setor e ao aumento do acesso ao crédito. Ele supervisionou o lançamento e desenvolvimento do método de pagamento instantâneo PIX, avançou a agenda do Open Finance (integração dos sistemas financeiros) e promoveu o Drex, o real digital (R$) utilizando tecnologia blockchain. De forma geral, o Banco Central do Brasil acumulou dezenas de prêmios locais e internacionais em reconhecimento ao seu trabalho para conter a inflação, modernizar o sistema financeiro, combater as mudanças climáticas e pela colaboração internacional.
Antes do Banco Central, Campos Neto ocupou importantes cargos de liderança no setor financeiro por mais de duas décadas, em empresas como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen. Campos Neto possui bacharelado e mestrado em Economia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).
Fonte: Exame