O Day Trade deu um salto entre 2019 e 2021, e depois perdeu um pouco de força como reflexo da combinação de alta dos juros e volatilidade dos mercados globais. O segmento, no entanto, não perdeu a sua relevância, e hoje responde por cerca de 40% do volume da Bolsa. Na prática, trata-se de uma categoria presente na carteira de investidores que buscam diversificação e resultado ágil.
Nesta modalidade, onde realizar inúmeras operações no mesmo dia é comum, as questões que envolvem custos são primordiais para o bolso do cliente final. Em meio ao cenário, a XP anuncia a zeragem da taxa de corretagem para o Day Trade com ações.
“Um levantamento interno nos mostrou que 40% dos detratores do serviço reclamaram do custo. Por isso, decidimos remover a taxa. Esperamos promover o aumento na satisfação dos clientes nos próximos meses, afirma Marcos Horie, head de Produtos da XP. O benefício pode ser acessado por clientes da matriz ou de escritórios de agentes autônomos. A única regra é ter o RLP ativo.
Um dos atrativos de realizar Day Trade com a XP é o acesso à maior alavancagem do mercado – o cliente pode realizar operações de Day Trade sem necessariamente ter recursos em caixa. Ao zerar a taxa, a XP visa, também, atrair novos investidores para o segmento. “Entendemos que alguns clientes não fazem Day Trade porque acham o custo da operação muito impeditivo. Queremos quebrar essa barreira e contribuir para o aumento de volume tanto na Bolsa quanto na XP”, pontua o executivo.
Gestão de risco
Para auxiliar na execução de operações de Day Trade com maior agilidade, precisão e controle, a XP oferece aos clientes o Copilot Trader. Integrada ao ambiente operacional, a plataforma oferece insights em tempo real baseados em dados de mercado além de possibilitar que o cliente inclua níveis de ganho e perda máxima esperada para o dia – isso possibilita que o cliente faça uma melhor gestão dos resultados da estratégia.
“Por vezes, a pessoa não entende que toma decisões exageradas ao realizar as operações. Nesse contexto, o Copilot é capaz de sugerir níveis de perdas e ganhos por dia, de acordo com a análise de cada ativo operado”, pontua Horie. De acordo com a XP, o perfil de perdas dos clientes melhorou de forma contundente com o uso da ferramenta. Um teste realizado com mais de 500 clientes mostrou que 40% da base apresentou melhora nos resultados das suas operações.
Inteligência artificial
Em meio ao processo de adesão gradativo, o Copilot Trader ganha ainda mais relevância ao passar por uma nova atualização. O sistema está sendo preparado para considerar, também, o perfil de quem investe – de acordo com o histórico de comportamento e análise da carteira – para sugerir de forma personalizada o montante máximo diário de operações, o que inclui um teto para potenciais perdas. A inteligência artificial terá participação relevante no processo.
A ferramenta é uma das principais frentes da XP para elevar a segurança de clientes em operações de Day Trade. “Trata-se de uma modalidade que complementa a diversificação. Em geral, a pessoa que realiza operações de curto prazo com ações reúne mais 4 ou 5 produtos adicionais na carteira”, diz o Horie.
Mais informações sobre as operações de Day Trade com a XP podem ser acessadas no site.
The post XP zera corretagem para operações de Day Trade em ações appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney