Em uma semana que começou tensa para o governo, após a demissão do ministro da Previdência na sexta-feira (2) e a substituição da ministra das Mulheres nesta segunda-feira (5), dois auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem participar de audiências na Câmara para responder questionamentos de deputados em comissões temáticas.
O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) foi chamado para dar explicações sobre a concessão de asilo diplomático a Nadine Heredia, ex-primeira-dama peruana condenada por corrupção, que rendeu críticas ao governo Lula nos últimos dias.
A convocação do ministro é fruto de um requerimento dos deputados Evair de Melo (PP-ES), Carla Dickson (União-RN), Carla Zambelli (PL-SP), Osmar Terra (MDB-RS), Marco Feliciano (PL-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Zucco (PL-RS).
Já o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) foi convidado para tratar de assuntos como o aumento no preço dos alimentos e o processo de regularização fundiária no Brasil.
Os pedidos foram apresentados pelos deputados Evair de Melo, Coronel Fernanda (PL-MT), Albuquerque (Republicanos-RR), João Daniel (PT-SE) e Domingos Neto (PSD-CE).
Nas audiências de ministros em comissões, os deputados têm a oportunidade de confrontar os representantes do governo frente a frente e cobrar explicações. O governo, por sua vez, pode mobilizar sua tropa de choque para blindar os ministros e negociar com a oposição o que vai ser falado.
O clima dos encontros desta terça-feira (3) deve servir como termômetro político para outras audiências com ministros ainda nesta semana. Na quarta-feira (7) são esperados os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Marina Silva (Meio Ambiente) também na Câmara.
Marinho deve apresentar o plano de trabalho do Ministério para 2025. Já em relação a Marina Silva, os deputados pedem explicações sobre os impactos ambientais da construção de uma nova rodovia em Belém (PA) e de números relacionados a queimadas e desmatamento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Paulo Teixeira e Mauro Vieira abrem teste de fogo do governo no Congresso no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil