Nos últimos dias, a OpenAI movimentou os bastidores do setor de tecnologia com sinais claros de que pretende ir além do ChatGPT. Para a Inc Magazine, o magnata acaba de ‘trollar’ o mundo todo com esse movimento.
Segundo a reportagem publicada no veículo americano, a companhia está trabalhando no desenvolvimento de uma rede social, possivelmente integrada à sua plataforma de IA. A revelação veio após uma apuração do The Verge e foi confirmada pela CNBC, embora a OpenAI ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre o tema.
Se isso não bastasse para abalar o cenário atual, um executivo da OpenAI, Nick Turley, surpreendeu durante uma audiência do processo antitruste contra o Google nos Estados Unidos ao afirmar que a empresa estaria disposta a comprar o Chrome, caso o Departamento de Justiça determine o desmembramento do navegador.
“Sim, faríamos isso, assim como muitas outras partes”, declarou Turley ao ser questionado pelos promotores.
Uma ofensiva ambiciosa
Com esses dois movimentos, a OpenAI indica que pretende se posicionar como uma competidora direta de gigantes como Google, Meta e X (antigo Twitter). A leitura dos bastidores é clara: não se trata apenas de explorar novas tecnologias, mas de expandir canais de distribuição e uso da inteligência artificial.
Para os profissionais que atuam ou desejam atuar na área de IA, esses movimentos sinalizam a importância estratégica de dominar não apenas os aspectos técnicos da tecnologia, mas também sua integração com ecossistemas digitais maiores, como navegadores e redes sociais.
Cada nova aplicação da IA representa uma oportunidade de carreira — seja na modelagem de algoritmos, na experiência do usuário ou na arquitetura de produtos que incorporem a IA como núcleo central.
Esse treinamento ensina IA do zero
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor.
Durante o treinamento, os alunos irão:
- Conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado.
- Descobrir os bastidores de casos de sucesso.
- Traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE IA
Fonte: Exame