Home / Finanças / Uruk Capital une venture studio e crédito para acelerar fintechs

Uruk Capital une venture studio e crédito para acelerar fintechs

Uruk Capital une venture studio e crédito para acelerar fintechs

Fintechs em estágio inicial passam por um gargalo conhecido na captação de recursos no mercado: precisam se preocupar não só com o financiamento das operações em si, mas também com a oferta de crédito aos clientes. Como evitar que o segundo destino não drene o capital do primeiro, e acabe com o negócio?

Para André Pina, ex-executivo de Citi e HSBC, e que até recentemente liderava a área de token capital markets da tokenizadora Liqi, a solução está em incubar essas fintechs em um modelo que já preveja o acesso imediato a crédito.

Essa é a proposta da Uruk Capital, nova aposta de Pina que traz um modelo unindo venture studio com investimentos em crédito estruturado, combinando suporte operacional desde a concepção do negócio com aporte direto em carteiras de crédito.

A ideia é destravar fintechs oferecendo produtos aos seus clientes sem comprometer o caixa destinado ao desenvolvimento de tecnologia, contratações, marketing e outras despesas operacionais. “Nosso modelo permite incubar, escalar e acelerar negócios desde a ideação até a validação de mercado”, afirma Pina.

6 de maio de 2025 - 07:30
André Pina, CEO e fundador da Uruk Capital (Foto: Divulgação)

Enquanto um venture studio tradicional cria e desenvolve startups do zero, oferecendo infraestrutura e capital, a Uruk adapta essa abordagem e, em vez de focar na criação de empresas próprias, prioriza o apoio a empreendedores existentes que já possuem ou querem oferecer soluções financeiras.

A casa propõe trabalhar separando as frentes, alocando equity para o crescimento da empresa e direcionando capital de crédito, inicialmente via FIDC próprio, para viabilizar as operações de financiamento. Em paralelo, promete fazer a ponte com o mercado financeiro institucional, para agilizar o acesso a fontes mais sofisticadas de capital.

A Uruk estreia com captação de R$ 15 milhões liderada por Dario Tanure e Marcelo Macedo, executivos da Reag Investimentos. No time de fundadores, além de Pina, está Luca de Castilho Muñoz, economista com atuação em projetos de crédito para empresas como iFood, Vivo e Cielo.

A Uruk diz ter na esteira quatro projetos nos setores de e-commerce, saúde, fintech B2B e mobilidade, com operações no Brasil e América Latina. A empresa também estruturou um programa de fellowship com líderes em venture capital, fundadores de unicórnios e especialistas em M&A para fortalecer sua rede. Com presença inicial no Brasil e nos EUA, a empresa negocia parcerias também na Europa, Oriente Médio e Ásia.

The post Uruk Capital une venture studio e crédito para acelerar fintechs appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *