A despedida da atriz mirim Millena Brandão, que faleceu aos 11 anos na última sexta-feira (2), foi realizada neste domingo (4), em São Paulo. Durante o velório, Francisca Angélica, atendente de telemarketing que frequentava a mesma igreja que Millena, disse que a criança “contagiava por onde passava com sua alegria, carinho e amor”.
“Ela era atriz, era uma menina muito alegre, que falava com todo mundo. O sorriso marcante é o que fica nas nossas lembranças e nos nossos corações”, disse Francisca à CNN. A criança frequentava a igreja e servia no ministério de recepção. “Ficava com as plaquinhas, dando bom dia para quem chegasse e desejando um feliz culto”, lembra Francisca.
O velório iniciou às 14h, na capela do Cemitério Campo Grande, na zona Sul da capital paulista, e o sepultamento ocorreu às 17h, no mesmo local. Familiares, amigos e fãs estiveram presentes para se despedir de Millena Brandão.
O advogado Antonio Carlos Geraldes Neto, que presta apoio à família, disse à CNN que Millena foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Antonieta na segunda (28) com fortes dores de cabeça e cansaço. Pelos sintomas, os médicos diagnosticaram a criança com dengue e a mandaram de volta para casa. Na terça (29), ela passou mal e retornou à UPA.
Após sofrer uma parada cardíaca, foi transferida para o Hospital Geral do Grajaú, onde exames de imagem detectaram manchas cerebrais. “A cada notícia que ela tinha uma parada cardíaca a gente reforçava a nossa oração”, afirmou Geraldes Neto.
O advogado ainda disse que as investigações estão em andamento e não tem a previsão de quando o exame sobre a causa da morte deve ficar pronto.
Quem foi Millena Brandão
A menina fez parte do grupo de figurantes da novela “A Infância de Romeu e Julieta”, exibida pelo SBT, e já atuou em uma produção da Netflix, a série “Sintonia”. Millena também fez parte da Cia Artística En’cena, na qual busca atuar em produções de teatro musical.
Além de atriz, Millena também trabalhava como modelo e influenciadora. Com 155 mil seguidores, a garota mostrava seu dia a dia com a família e amigos nas redes sociais.
O que é morte encefálica?
O neurocirurgião Fernando Gomes explicou à CNN, em 2021, o que é e como se dá a morte encefálica. “Acontece quando ocorre uma lesão definitiva e irreversível no órgão, ou seja, no encéfalo, tronco cerebral e no cérebro”, começou.
Ele também disse que o restante dos órgãos continua funcionando por um período. “Obviamente sob auxílio de aparelhos como ventilação mecânica e drogas vasoativas, que são medicamentos que mantêm a pressão arterial funcionando”, completou.
Muitas vezes, ainda há necessidade de medicar o paciente com um pouco de hormônio para não haver tanta perda de urina, disse o neurocirurgião. “Mas depois de um determinado tempo, todos os órgãos deixam de funcionar”, comentou.
O neurocirurgião Guilherme Lepski, do Hospital das Clínicas e Instituto de Neurocirurgia de São Paulo, explicou que morte cerebral é um quadro irreversível.
“Está errado falar que a morte encefálica foi declarada e depois revertida. Isso é uma desinformação grave, que pode levar a população a interpretar que morte encefálica é uma coisa reversível”, disse à CNN.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Sorriso marcante é o que fica”, diz amiga de atriz Millena Brandão no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil