Home / Política / Apesar da negativa, ameaça nuclear persiste, diz especialista sobre Putin

Apesar da negativa, ameaça nuclear persiste, diz especialista sobre Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que não há necessidade de usar armas nucleares no conflito na Ucrânia e expressou esperança de que tal cenário não se concretize. A declaração foi analisada pelo professor Vitelio Brustolin, da Universidade Federal Fluminense e pesquisador de Harvard, em entrevista à CNN.

Segundo Brustolin, apesar das palavras aparentemente conciliatórias de Putin, a ameaça nuclear velada persiste.

O professor alertou para as graves consequências de um eventual uso de armas nucleares: “Se isso acontecer, haverá uma escalada, inclusive, porque o resto do mundo não vai assistir passivamente esse tipo de ação, porque a radiação se espalharia pelo resto da Europa através dos ventos e das chuvas”.

Impasse e expansão territorial

Brustolin destacou que o conflito na Ucrânia encontra-se em um impasse, com nenhum dos lados conseguindo uma vitória militar decisiva. O especialista também alertou para as possíveis ambições expansionistas da Rússia, citando as preocupações de países vizinhos.

O professor concluiu afirmando que as ações da Rússia violam o direito internacional e a Carta da Organização das Nações Unidas (ONU), que proíbe guerras de anexação pelo uso da força. A situação permanece tensa, com o conflito se arrastando desde fevereiro de 2022, resultando em milhares de mortes e se tornando o maior confronto terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Apesar da negativa, ameaça nuclear persiste, diz especialista sobre Putin no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *