Home / Sustentabilidade / Farmacêutica transforma resíduos industriais e uniformes em novos produtos sustentáveis

Farmacêutica transforma resíduos industriais e uniformes em novos produtos sustentáveis

O Catarinense Pharma, farmacêutica com sede em Joinville (SC) com mais de 80 anos de história, quer ser exemplo de como a indústria pode transformar sua operação em favor da sustentabilidade e da inclusão social.

Atualmente, a companhia adota o modelo de economia circular, reaproveitando resíduos para transformar em novos produtos de impacto social e ambiental por meio da reciclagem. 

Uma das iniciativas em curso é o programa de compostagem ReVeste, que transforma uniformes antigos e outros resíduos industriais em materiais como bolsas térmicas e almofadas.

A ideia é, além de reduzir o desperdício e geração de lixo, promover a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, uma vez que essas peças são confeccionadas por costureiras do projeto.

Ao todo, 28,5 kg de tecido já foram reutilizados, evitando o descarte de materiais que poderiam ser enviados para aterros sanitários e agravar a poluição ambiental.

“O ReVeste é mais do que reciclar. Ele é sobre gerar impacto positivo nas pessoas a partir do que antes era descartado”, afirmou Leonardo Bitsch, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Catarinense Pharma.

“Criamos um ciclo em que sustentabilidade e responsabilidade social andam juntas, com resultados práticos para o meio ambiente e sociedade”, complementou.

Outro braço é a transformação de resíduos industriais em mobiliário ecológico. Em parceria com a Zero Waste, de design sustentável, foi possível produzir mesas, banquetas e outros itens para a área de lazer e descanso da empresa.

Segundo a farmacêutica, o espaço conta hoje com 8 mesas e 48 banquetas, e é um exemplo de como podemos reutilizar de maneira criativa, funcional e com propósito. O mobiliário também incorpora tecidos reaproveitados, tornando o espaço mais acolhedor.

Iniciativas sustentáveis

Outra iniciativa da empresa é o investimento forte em compostagem: já foram mais de 9 toneladas de resíduos orgânicos do refeitório transformados em adubo — e o recurso foi doado a 52 famílias da comunidade local, beneficiando hortas familiares e promovendo o desenvolvimento sustentável.

“O impacto social e ambiental de nossos projetos vai muito além de dar um novo destino aos resíduos. Nossas ações de ESG são um reflexo do nosso compromisso com o meio ambiente e com as pessoas, seja no desenvolvimento de produtos sustentáveis ou no apoio à comunidade”, conclui Leonardo.

Com portfólio de mais de 500 produtos, a companhia é atualmente líder na produção de Ômega 3 no mercado de saúde e bem-estar.

Ir para o conteúdo original: https://exame.com/esg/farmaceutica-transforma-residuos-industriais-e-uniformes-em-novos-produtos-sustentaveis/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *