O governo do Piauí irá assumir a exploração e administração dos serviços da hidrovia do rio Parnaíba. O convênio com o Ministério de Portos e Aeroportos será assinado na próxima segunda-feira (5).
Com o acordo, o governo do Piauí ficará responsável pela exploração e administração dos serviços da via navegável do rio e pela manutenção e operação dos atracadouros localizados entre os estados do Piauí e do Maranhão.
Já o Ministério de Portos e Aeroportos será responsável por monitorar a execução do convênio, autorizar eventuais transferências ao setor privado e garantir a execução e eficácia do convênio. Essas ações devem ser compartilhadas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O Dnit também deve propor um plano de supervisão e solicitar denúncia em caso de descumprimento dos acordos.
Com extensão total de 1.344 quilômetros, o Vale do Parnaíba integra os rios Parnaíba e Balsas. A região é considerada importante para o transporte regional de cargas, especialmente grãos, como soja, arroz e milho de áreas agrícolas do Piauí e do Maranhão.
Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo do Piauí assumirá administração da hidrovia do Parnaíba no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/governo-do-piaui-assumira-administracao-da-hidrovia-do-parnaiba/