No norte do Brasil, Amazonas registra 33 casos confirmados de mpox neste ano até esta quarta-feira (30), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Entre as 63 notificações de suspeita da doença, 29 foram descartadas.
O estado não registra mortes pela doença. Já no Pará, com 19 casos e duas mortes por mpox até a última segunda-feira (28). O estado do Pará afirma que não há surto pela doença.
A morte mais recente foi a do cantor paraense de forró Gutto Xibatada, de 39 anos. Ele morreu no dia 22 de abril, após ser internado no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém.
O que é a monkeypox?
A monkeypox (Mpox) é uma infecção viral causada por um ortopoxvírus. A transmissão ocorre principalmente por contato próximo com lesões de pele, fluidos corporais, gotículas respiratórias ou objetos contaminados.
Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga e erupções cutâneas características, que evoluem de manchas para bolhas e crostas.
Em casos mais graves, a doença pode levar a infecções secundárias, pneumonia, encefalite e, em pessoas imunocomprometidas, complicações fatais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Amazonas registra 33 casos de Mpox em 2025 no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/norte/am/amazonas-registra-33-casos-de-mpox-em-2025/