Home / Saúde / Amazonas registra 33 casos de Mpox em 2025

Amazonas registra 33 casos de Mpox em 2025

No norte do Brasil, Amazonas registra 33 casos confirmados de mpox neste ano até esta quarta-feira (30), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Entre as 63 notificações de suspeita da doença, 29 foram descartadas.

O estado não registra mortes pela doença. Já no Pará, com 19 casos e duas mortes por mpox até a última segunda-feira (28). O estado do Pará afirma que não há surto pela doença.

morte mais recente foi a do cantor paraense de forró Gutto Xibatada, de 39 anos. Ele morreu no dia 22 de abril, após ser internado no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém.

O que é a monkeypox?

A monkeypox (Mpox) é uma infecção viral causada por um ortopoxvírus. A transmissão ocorre principalmente por contato próximo com lesões de pele, fluidos corporais, gotículas respiratórias ou objetos contaminados.

Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga e erupções cutâneas características, que evoluem de manchas para bolhas e crostas.

Em casos mais graves, a doença pode levar a infecções secundárias, pneumonia, encefalite e, em pessoas imunocomprometidas, complicações fatais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Amazonas registra 33 casos de Mpox em 2025 no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/norte/am/amazonas-registra-33-casos-de-mpox-em-2025/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *