Um ano após a tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul, a cidade de Canoas ainda enfrenta desafios significativos na recuperação. Em entrevista à CNN Brasil, o prefeito Airton Souza detalhou a situação atual do município.
A limpeza urbana continua sendo um problema recorrente. Apesar de uma limpeza inicial ter sido realizada logo após a enchente, o retorno gradual dos moradores às suas residências tem gerado novos acúmulos de entulhos. “Frequentemente temos ainda acúmulos de lixo, porque nem todas as famílias conseguiram retornar ao mesmo tempo para suas residências”, explicou Souza.
O prefeito, que também foi afetado pela enchente com sua casa inundada por 1,90 metro de água, relatou que ruas como a Viamão, no bairro Matias Velho, passam por ciclos repetidos de limpeza à medida que os moradores retornam e realizam reformas.
Infraestrutura comprometida
Além da limpeza, a cidade enfrenta problemas de infraestrutura. O assoreamento da rede pluvial tem causado alagamentos em áreas antes não afetadas. “Nossas bocas de lobo, desde que assumi em janeiro, nós limpamos aproximadamente mil na região da enchente, mas a tubulação ficou comprometida”, afirmou o prefeito.
A situação é agravada pelo fato de que 20 dias de água parada resultaram em sujeira acumulada nas tubulações, comprometendo o sistema de drenagem da cidade. Como consequência, chuvas mais intensas agora causam alagamentos em locais anteriormente não problemáticos.
Impacto psicológico e na saúde
O trauma da enchente ainda afeta psicologicamente a população. O próprio prefeito admitiu sentir apreensão quando o tempo fecha, refletindo um sentimento compartilhado pelos moradores. “Esse sentimento de medo me acompanha também, às vezes que fecha o tempo a gente fica com aquela preocupação”, compartilhou Souza.
Quanto às questões de saúde pública decorrentes da contaminação por água suja e dejetos durante a enchente, o prefeito não forneceu detalhes específicos, mas a preocupação com as consequências a longo prazo para a saúde da população permanece evidente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeito de Canoas atualiza situação após um ano de tragédia no RS no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/rs/prefeito-de-canoas-atualiza-situacao-apos-um-ano-de-tragedia-no-rs/