Fatores geracionais e econômicos têm apontado novas tendências para o futuro do mercado de trabalho no Brasil, segundo estudo feito pela Hibou Pesquisa e Insights.
De acordo com o levantamento, cerca de 33% dos trabalhadores brasileiros, com idade entre 16 e 34 anos, planejam abrir seu próprio negócio nos próximos anos.
Apesar dessa fatia ser relevante, outros 32% na mesma faixa etária afirmam preferir a segurança da CLT — ou seja, um empate técnico.
No entanto, é possível perceber que o desejo de empreender não é constante entre todos os entrevistados, principalmente quando se avança para as gerações mais velhas.
Enquanto no cenário geral, 21% dos brasileiros querem abrir seu próprio negócio algum dia, para trabalhadores com 45 anos ou mais esse interesse cai para 12%.
Além disso, a pesquisa também mostra que 11% dos trabalhadores que já possuem seu próprio negócio fazem parte da geração mais jovem — não muito diferente do percentual geral de 12% dos brasileiros que se apresentam como empreendedores.
Diploma e emprego
Os dados também revelam que a relação entre diploma e emprego costuma ser mais intensa no início da carreira, mas tende a enfraquecer com o passar dos anos.
Segundo a pesquisa, 42% dos entrevistados afirmam estar trabalhando na área em que se formaram ou que ainda vão se formar até o fim de 2025.
Por faixa etária, esse número sobe para 59% entre o grupo que tem de 16 a 34 anos. Já para quem está na faixa de 35 a 44 anos, esse número é de 51%.
E, a tendência que se observa é que a porcentagem de pessoas empregadas nas áreas que se graduaram no início da carreira vai diminuindo, conforme se avança para a geração de trabalhadores com 55 anos ou mais, ficando em 24%.
Mudança de carreira
De acordo com o estudo, ao analisar os fatores por trás da mudança de carreira dos trabalhadores brasileiros, quase a metade (48%) precisou mudar de área por motivos financeiros.
No entanto, 29% dos trabalhadores declararam que a escolha foi motivada pela decisão de fazer algo novo, enquanto 14% migraram para outra profissão após descobrir que gostavam mais de outra área.
Nesse aspecto, um fator que chama atenção é que cerca de 56% dos brasileiros, na faixa dos 16 aos 34 anos, mudaram de área motivados exclusivamente pela necessidade de se pagar as contas, o que pode representar que o mercado não está absorvendo a mão de obra desse grupo etário.
Entenda como funcionava a fraude de R$ 6 bilhões em benefícios do INSS
Este conteúdo foi originalmente publicado em 33% dos brasileiros de até 34 anos pensam em abrir seu próprio negócio no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/33-dos-brasileiros-de-ate-34-anos-pensam-em-abrir-seu-proprio-negocio/