O governo de Donald Trump tem inadvertidamente fortalecido o BRICS e a posição da China no cenário global, segundo análise do professor Marcus Vinícius de Freitas, da Universidade de Relações Exteriores da China, feita durante o WW desta quarta-feira (30).
Conforme o especialista, alguns observadores chineses consideram Trump como “o melhor presidente que a China poderia ter escolhido”. Isso porque, em poucas ações, ele conseguiu fazer com que o BRICS assumisse uma posição de maior relevância no contexto internacional.
Freitas destaca a importância do BRICS para o Brasil, afirmando que o bloco eleva o país a um patamar diferenciado entre as nações emergentes. No entanto, ele observa que houve uma demora na compreensão dessa relevância por parte do Brasil, com algumas vozes até mesmo se opondo ao processo de expansão do grupo.
Preocupação dos Estados Unidos
O professor ressalta que os Estados Unidos têm demonstrado uma postura contrária ao BRICS desde o início. Ele cita como exemplo um dos primeiros tweets de Trump, no qual o presidente americano ameaçou tarifar em 100% os países do BRICS caso eles considerassem a possibilidade de realizar trocas de moedas entre si.
Esta reação evidencia a preocupação dos EUA com o crescente papel do BRICS no cenário econômico global. Freitas argumenta que o fortalecimento do bloco representa uma mudança significativa nas relações internacionais, oferecendo uma alternativa relevante para o mundo.
O especialista conclui que a existência dessa opção, representada pelo BRICS, é de grande importância para o equilíbrio global, sugerindo uma possível reconfiguração das dinâmicas de poder no cenário internacional.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump faz com que Brics assumam posição mais importante, diz especialista no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-faz-com-que-brics-assumam-posicao-mais-importante-diz-especialista/