A Petrobras enviou nesta quarta-feira (30) carta ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, solicitando autorização para o envio de um navio-sonda à bacia da Foz do Amazonas.
A petroleira solicitou uma resposta do órgão até o dia 15 de maio para que dê início aos preparativos do envio da sonda à Margem Equatorial.
No documento, a gerente geral de Licenciamento e Meio Ambiente da estatal, Daniele Lomba Zaneti Puelker, ressaltou ter atendido projeto aprovado pelo Ibama para limpeza do casco da sonda.
Ademais, a Petrobras buscou reiterar solicitação já feita anteriormente para que o Ibama realize vistoria de uma unidade de estabilização de fauna instalada no município de Oiapoque (AP).
A unidade de preservação construída pela petroleira faz parte do seu processo em busca do licenciamento ambiental para exploração de petróleo na Margem Equatorial.
A estatal já havia informado que a unidade estava pronta para avaliação em março, e voltou a pressionar pela vistoria no começo desse mês.
A exploração da região é um assunto que tem dividido o governo, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia defendendo a atividade petrolífera; e o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente resistindo e protelando a aprovação da empreitada.
Em fevereiro, técnicos do órgão disseram que iriam recomendar à chefia negar a licença para exploração da Margem Equatorial.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Petrobras solicita ao Ibama envio de sonda à Foz do Amazonas no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/petrobras-solicita-ao-ibama-envio-de-sonda-a-foz-do-amazonas/