Home / Mundo / Ucrânia está pronta para assinar acordo de minerais com os Estados Unidos, diz agência

Ucrânia está pronta para assinar acordo de minerais com os Estados Unidos, diz agência

A Ucrânia afirmou que está pronta para assinar um acordo sobre minerais com os Estados Unidos nesta quarta-feira, 30, após meses de negociações. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.

O primeiro-ministro ucraniano disse que a primeira vice-premiê Yulia Svyrydenko estava viajando para os Estados Unidos para assinar o acordo, considerado fundamental para os esforços de Kiev para reatar laços com Donald Trump e a Casa Branca, enquanto o presidente americano tenta garantir um acordo de paz na guerra da Rússia na Ucrânia.

De acordo com uma fonte da Reuters, cuja identidade não foi divulgada, o governo dos EUA também estava pressionando a Ucrânia a assinar dois documentos adicionais, além do principal acordo sobre minerais, e que Kiev sentia que ainda não estava pronta.

Um rascunho do principal acordo sobre minerais mostrou que a Ucrânia havia garantido a remoção de qualquer exigência de reembolso aos EUA por assistência militar anterior, algo ao qual a Ucrânia se opôs, informou a agência de notícias.

Autoridades ucranianas esperam que a assinatura do acordo promovido por Trump ajude a fortalecer o apoio americano a Kiev.

O acordo concede aos EUA acesso preferencial a novas parcerias de recursos naturais ucranianos, mas não concede automaticamente a Washington uma parte da riqueza mineral da Ucrânia ou de qualquer parte de sua infraestrutura de gás.

Fundo conjunto entre EUA e Ucrânia

O rascunho estabelece a criação de um fundo conjunto EUA-Ucrânia para a reconstrução, que receberá 50% dos lucros e royalties acumulados para o Estado ucraniano com as novas licenças de recursos naturais na Ucrânia.

O rascunho não especifica como as receitas do fundo conjunto serão utilizadas, quem se beneficia ou quem controla as decisões sobre os gastos.

Em uma coletiva de imprensa, Denys Shmyhal, primeiro-ministro da Ucrânia, já afirmou que, assim que o acordo principal fosse assinado, as duas partes concordariam com os documentos técnicos e complementares adicionais, e resolveriam a questão sobre a gestão do fundo conjunto.

Ele afirmou que a Ucrânia manteria o controle de todos os seus recursos no acordo, enquanto o fundo investiria no desenvolvimento da Ucrânia por um período de 10 anos.

“A Ucrânia contribuirá apenas com novas licenças, com novos royalties sobre recursos minerais. Esta será a nossa contribuição, 50% da qual será destinada a este fundo”.

Os EUA poderiam usar sua futura assistência militar à Ucrânia como contribuição ao fundo, disse Shmyhal, sem que nenhuma ajuda militar anterior ao país estivesse refletida no acordo.

As duas partes assinaram um memorando, publicado em 18 de abril, como um passo inicial para a conclusão de um acordo sobre o desenvolvimento de recursos minerais na Ucrânia. No memorando, eles afirmaram que pretendiam concluir as negociações até 26 de abril e assinar o acordo o mais breve possível.

Trump e autoridades de seu governo ameaçaram neste mês abandonar os esforços para intermediar um acordo de paz, a menos que houvesse sinais claros de progresso. A Ucrânia tem contado com a ajuda militar dos EUA, que abrange desde defesa aérea até mísseis de longo alcance, para repelir o ataque russo desde a invasão em larga escala de Moscou em fevereiro de 2022.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou em fevereiro deste ano que a ajuda americana representava cerca de 30% das armas e equipamentos usados ​​para defender o país.

Em 28 de abril, Shmyhal afirmou que Kiev havia concordado que a ajuda americana fornecida anteriormente a Kiev não seria contabilizada como parte de um acordo sobre minerais.

Em visita aos EUA na semana passada, Shmyhal se encontrou com o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e relatou “bom progresso” no acordo. O premiê ucraniano também disse que Kiev definiu claramente os limites sobre as obrigações do governo ucraniano.

Ir para o conteúdo original: https://exame.com/mundo/ucrania-esta-pronta-para-assinar-acordo-de-minerais-com-os-estados-unidos-diz-agencia/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *