Um levantamento realizado pela empresa de cibersegurança ESET aponta que o algoritmo do TikTok está recomendando vídeos de saúde e bem-estar criados por inteligência artificial. O problema é que estes conteúdos também usam informações totalmente falsas.
Os vídeos são gerados a partir de técnicas de deepfake. Segundo o trabalho, a divulgação deste tipo de conteúdo pode gerar riscos para a saúde dos usuários, uma vez que são recomendados tratamentos ineficazes e até curas falsas para uma série de doenças.
Conteúdos podem gerar riscos para a saúde das pessoas
O relatório ainda aponta que os vídeos falsos têm como objetivo vender produtos sem eficácia comprovada de forma científica ou simplesmente gerar engajamento para as contas. Dessa forma, no entanto, eles podem prejudicar tratamentos reais de pessoas com alguma condição médica.

Durante a pesquisa foram encontrados mais de 20 perfis no TikTok e no Instagram usando falsos médicos gerados por IA. Vários deles foram tirados do ar depois da denúncia, mas a facilidade de criação de deepfakes dificulta a eliminação completa destes conteúdos.
Segundo o trabalho, os conteúdos falsos simulam formatos reais de vídeo. A fala promove suplementos vendidos por um perfil específico ou cita produtos naturais como mais eficazes que remédios para certas doenças. Em alguns casos, imagens de médicos de verdade são recriadas digitalmente para dar maior credibilidade a o vídeo.
Leia mais
- Na corrida dos “vídeos curtos”, o TikTok segue na dianteira
- Zuckerberg admite que TikTok freou crescimento da Meta
- Pirataria ou preço justo? Trend do TikTok mira marcas de luxo e viraliza

Formas de identificar conteúdos criados pela IA
- O relatório da ESET apresentou algumas dicas para evitar cair nesses golpes.
- A primeira delas é prestar atenção em questões como falta de sincronia labial com fala, movimentação robótica ou erros básicos de dicção;
- Problemas na edição do conteúdo, imagens desfocadas ou mudanças bruscas na luz também podem sugerir uma fraude.
- Nunca confie em perfis criados há pouco tempo, com baixa quantidade de vídeos ou seguidores.
- Além disso, promessas como ‘cura milagrosa’, ‘resultados garantidos’ ou ‘tratamento com 100% de eficácia’ devem ser descartados imediatamente.
- Por fim, sempre busque profissionais médicos reais para confirmar as informações.
O Olhar Digital procurou o TikTok, que ainda não se manifestou.
O post Médicos criados por IA estão vendendo tratamentos falsos no TikTok apareceu primeiro em Olhar Digital.
Ir para o conteúdo original: https://olhardigital.com.br/2025/04/30/pro/medicos-criados-por-ia-estao-vendendo-tratamentos-falsos-no-tiktok/