As bolsas da Europa operam sem direção única na manhã desta quarta-feira (30), enquanto investidores digerem uma forte concentração de balanços corporativos da região e dados de crescimento da zona do euro, um dia antes do feriado do Dia do Trabalho, que manterá os mercados do continente fechados.
Por volta das 7h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,39%, a 527,17 pontos.
Da temporada de balanços, destaque para o Santander, cuja ação tombava 5% em Madri no horário acima. O gigante bancário superou expectativas de lucro e receita no primeiro trimestre, mas decepcionou em termos de receita líquida de juros.
Segundo analistas do Citi, os resultados do Santander no Brasil e no Reino Unido também podem ter frustrado os investidores.
A companhia aérea Air France-KLM, por outro lado, saltava 3,2% em Paris após divulgar queda no prejuízo trimestral.
No noticiário macroeconômico, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2025 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares, vindo acima da previsão de analistas, de ganho de 0,2%.
Apenas a economia alemã teve expansão de 0,2% no período, também melhor do que o esperado.
Desdobramentos da política tarifária dos EUA também seguem no radar.
Ontem, o presidente Donald Trump assinou ordem executiva para reduzir o efeito cumulativo de várias tarifas sobre algumas importações.
Às 7h39 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,13%, a de Paris avançava 0,56% e a de Frankfurt ganhava 0,58%. Já as Milão e Madri caíam 0,55% e 1,58%, respectivamente, enquanto a de Lisboa mostrava alta de 0,36%.
Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Europa operam sem direção única com balanços e dados no radar no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/mercado/bolsas-da-europa-operam-sem-direcao-unica-com-balancos-e-dados-no-radar/