O assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira (29) que a importância do multilateralismo será a principal mensagem do Brasil para a reunião de Assessores de Segurança Nacional do Brics.
“Eu acho que a mensagem fundamental é a defesa do multilateralismo. Não há paz, não há livre comercio e não há prosperidade se não houver um sistema multilateral’, afirmou.
Amorim citou ações importantes na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra subsídios estrangeiros, como o caso do algodão contra os Estados Unidos e do açúcar contra a União Europeia, além da defesa do uso de medicamentos genéricos no combate a Aids.
O embaixador afirmou que o grupo deve tratar também dos temas de paz e segurança internacional. Nesta terça, Amorim se reuniu com representantes da China e disse que os países reafirmaram um entendimento conjunto sobre a guerra da Ucrânia.
O Brasil entende ser necessária uma mediação para paz e conciliação entre Rússia e Ucrânia.
“Vamos falar também do entendimento conjunto com a China, porque não é uma coisa banal. Quantas vezes o Brasil teve um entendimento conjunto com um membro permanente Conselho de Segurança [da ONU] sobre um assunto de segurança internacional?”, afirmou.
Na quarta-feira (30), o Brasil será anfitrião da reunião dos Assessores de Segurança Nacional do Brics.
Esse é um dos encontros que reúne representantes dos países membros para discutir temas estratégicos e preparar o caminho para a cúpula de chefes de Estado do bloco, que será em novembro no Rio de Janeiro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil defenderá multilateralismo em encontro de segurança do Brics no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/brasil-defendera-multilateralismo-em-encontro-de-seguranca-do-brics/