O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas mudanças nas tarifas de importação nesta terça-feira, 29, que vão beneficiar a indústria de automóveis, além de exportadores de aço e alumínio.
As tarifas sobre autopeças foram reduzidas de 25% para 15% por um ano. Elas poderão receber uma redução para 10% por um ano adicional, mediante algumas regras, como produzir mais nos EUA. A medida foi oficializada por uma ordem executiva.
A tarifa sobre carros importados, de 25%, segue em vigor, mas teve seu efeito amenizado. Trump assinou outra ordem, para retirar a cumulatividade de tarifas. Assim, os carros e autopeças, por exemplo, não terão de pagar taxas adicionais aplicadas a produtos do Canadá e México e às importações de aço e alumínio.
Ao mesmo tempo, produtos já taxados por terem vindo do Canadá ou México não terão de pagar as tarifas adicionais sobre alumínio e aço.
A medida entra em vigor em 16 de maio, mas terá efeito retroativo. Assim, todos os produtos que pagaram taxas sobrepostas, nas condições acima, poderão ser reembolsados.
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/mundo/trump-reduz-tarifas-sobre-autopecas-e-retira-sobreposicao-de-taxas-sobre-carros/