Home / Mundo / Howard Lutnick diz que “acordo” foi alcançado sobre tarifas automotivas

Howard Lutnick diz que “acordo” foi alcançado sobre tarifas automotivas

O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, confirmou na segunda-feira (28) que um acordo foi alcançado com as montadoras para reduzir tarifas, em mais uma potencial reversão de política que pode conceder um grande alívio para uma indústria em dificuldades.

O Wall Street Journal informou mais cedo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar uma nova estrutura tarifária para carros que evita acumulá-las sobre outras tarifas já existentes.

Atualmente, há uma tarifa de 25% sobre quase todos os carros importados, além de tarifas de 25% sobre aço e alumínio, dois metais muito utilizados em automóveis.

“Este acordo é uma grande vitória para a política comercial do presidente, recompensando empresas que fabricam domesticamente”.

“Enquanto fornece um caminho para fabricantes que expressaram seu compromisso de investir na América e expandir sua produção doméstica”, disse Lutnick em comunicado à CNN.

Um funcionário da Casa Branca informou à Reuters que o acordo seria oficializado na terça-feira (29), quando Trump está programado para viajar a Michigan, o coração da indústria automobilística americana, para marcar os primeiros 100 dias de seu segundo mandato na Casa Branca.

Montadoras, revendedores e compradores de carros têm se preparado para o impacto das tarifas, que poderiam revolucionar o mercado de compra de carros nas próximas semanas.

Especialistas dizem que a tarifa de 25% poderia aumentar o custo de construção ou importação de carros em milhares de dólares cada, além de reduzir a oferta de veículos disponíveis para venda.

A CEO da General Motors, Mary Barra, disse em comunicado na segunda-feira: “Somos gratos ao presidente Trump por seu apoio à indústria automotiva dos EUA e aos milhões de americanos que dependem de nós.”

“Acreditamos que a liderança do presidente está ajudando a nivelar o campo de jogo para empresas como a GM e nos permitindo investir ainda mais na economia dos EUA. Apreciamos as conversas produtivas com o presidente e sua Administração e esperamos continuar trabalhando juntos”, completou.

As ações das montadoras listadas na Ásia subiram na terça-feira (29) em resposta à notícia.

A Toyota, maior montadora do mundo, estava negociando 3,6% mais alta. Suas rivais japonesas menores, Honda ganhou 1% e Nissan subiu 2,3%.

Na Coreia do Sul, Hyundai estava 1,2% mais alta e sua afiliada Kia ganhou mais de 2%.

Na semana passada, uma coalizão de montadoras americanas e internacionais escreveu uma carta à administração Trump pedindo alívio das tarifas, similar às isenções já concedidas a semicondutores e eletrônicos de consumo.

O New York Times informou separadamente que as montadoras serão reembolsadas por parte do custo das tarifas sobre componentes importados.

O reembolso chegará a até 3,75% do valor de um carro novo no primeiro ano, mas será eliminado gradualmente ao longo de dois anos, segundo um porta-voz da Casa Branca.

No início de abril, Trump disse a repórteres que estava aberto a isentar algumas montadoras de tarifas para dar-lhes mais tempo para expandir suas instalações de fabricação nos EUA.

A maioria dos dados de cotações de ações é fornecida pela BATS. Os índices do mercado americano são exibidos em tempo real, exceto para o S&P 500, que é atualizado a cada dois minutos. Todos os horários são ET.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Howard Lutnick diz que “acordo” foi alcançado sobre tarifas automotivas no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/howard-lutnick-diz-que-acordo-foi-alcancado-sobre-tarifas-automotivas/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *