Home / Sustentabilidade / BC diz que instituições financeiras indicam mais cautela com apetite ao risco em 2025

BC diz que instituições financeiras indicam mais cautela com apetite ao risco em 2025

BC diz que instituições financeiras indicam mais cautela com apetite ao risco em 2025

SÃO PAULO (Reuters) – O Banco Central apontou nesta terça-feira que as instituições financeiras indicaram mais cautela no apetite ao risco em 2025, em um ambiente em que riscos fiscais ganharam mais relevância e de percepção de piora no ciclo econômico e financeiro.

O BC ainda considerou em seu Relatório de Estabilidade Financeira que não há risco relevante para a estabilidade financeira.

“O SFN (Sistema Financeiro Nacional) permanece com capitalização e liquidez confortáveis e provisões adequadas ao nível de perdas esperadas. Além disso, os testes de estresse de capital e de liquidez demonstram a robustez do sistema bancário”, afirmou.

Segundo o relatório, a confiança na estabilidade do Sistema Financeiro Nacional permanece elevada, e o financiamento à economia real continuou a acelerar no segundo semestre de 2024.

Segundo o relatório, mesmo diante do início do ciclo de aperto monetário em setembro do ano passado, o crédito às famílias persistiu acelerando em modalidades de maior risco e para tomadores com menor renda. Em relação às empresas, os critérios de contratação não se alteraram de forma significativa, apontou o BC.

“A Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), contudo, indica IFs com menor tolerância ao risco em 2025. Com efeito, os riscos relacionados à situação financeira de famílias e empresas continuam demandando a preservação da qualidade das concessões”, ressaltou o documento.

O relatório ressaltou que os riscos fiscais aparecem como o mais importante, reflexo principalmente de preocupações com a sustentabilidade da dívida pública.

Segundo o BC, as instituições pesquisadas demonstraram também preocupação com a possibilidade de desaceleração acentuada da economia e de aumento da inadimplência, em um cenário de elevado endividamento de famílias e empresas.

O relatório ressaltou que, apesar do dinamismo da economia doméstica, a capacidade de pagamento de famílias e empresas segue desafiadora, citando que o comprometimento de renda das famílias é historicamente alto e em ascensão.

RISCOS CLIMÁTICOS

As instituições financeiras destacaram ainda, segundo o relatório, que riscos climáticos se materializaram com mais força em 2024 do que no ano anterior, mas o impacto foi considerado baixo.

“No entanto, permanece a avaliação de que seca é o evento climático mais relevante em termos de impacto esperado nos ativos das IFs no longo prazo”, disse o BC.

“As maiores exposições do SFN ao risco climático físico estão relacionadas a eventos de secas, aos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Pampa, e ao macrossetor de bens de consumo básico, no qual incluem-se a agricultura e a pecuária”, completou.

Em relação à política monetária, o BC estimou que o atual ciclo de aumento da taxa de juros, atualmente em 14,25% e com expectativa de nova alta na próxima semana, terá forte impacto para as empresas não financeiras, porém mais moderado que durante a recessão de 2015-2016.

O BC estimou o Índice de Cobertura de Juros (ICJ) e o Retorno sobre o Patrimônio das empresas de capital aberto no horizonte de um ano, a partir dos dados disponíveis em setembro de 2024, de acordo com o relatório.

“A capacidade de pagamento das empresas cairá expressivamente. Contudo, a situação das empresas com ICJ menor que 1 seria melhor do que a verificada durante a recessão e a pandemia de Covid-19. A rentabilidade, por sua vez, cairá para um nível menor do que o verificado na pandemia, porém maior do que o observado em 2015-2016”, explicou.

The post BC diz que instituições financeiras indicam mais cautela com apetite ao risco em 2025 appeared first on InfoMoney.

Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/economia/bc-diz-que-instituicoes-financeiras-indicam-mais-cautela-com-apetite-ao-risco-em-2025/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *