Ao longo do primeiro trimestre de 2025 o Toyota Corolla Cross emplacou 13.011 unidades. Esse número é 40% maior do que o mesmo período de 2024.
Em parte, o maior número de vendas está relacionado a garantia de 10 anos e às atualizações que receberam o SUV. A reportagem da CNN testou o Corolla Cross XRX Hybrid 2026 (única versão híbrida do carro).
Em uma semana, e em quase 400 quilômetros rodados, o Corolla Cross Hybrid tem alguns pontos de destaque. Outros, nem tanto.
Na dirigibilidade, o modelo segue com o mesmo conjunto. A linha 2026 não mudou e o SUV permanece com sistema que gera 122 cv de potência. O torque combinado não é divulgado.
- 14,5 kgfm no motor a combustão
- 16,6 kgfm no motor elétrico
Na estrada e, principalmente, em subidas de serra, houve-se bastante o motor se esforçando para dar conta da carga.
O que mudou no Corolla Cross 2026?
Na área externa, é que o modelo recebeu o Panoramic View Monitor. Com adição de câmeras instaladas no retrovisor, o modelo agora tem visão 360º.
Por dentro, o Corolla Cross Hybrid 2026 ganhou uma nova central multimídia de 10 polegadas. De acordo com a Toyota, a tela oferece navegação mais intuitiva, maior agilidade e conexão otimizada com dispositivos móveis.
Lançado em janeiro deste ano, o modelo iniciou as vendas por R$ 215.990. Agora, em abril de 2025, o mesmo carro tem preço de tabela de R$ 219.890.
Conheça seis curiosidades sobre o novo Corolla Cross XRX Hybrid 2026:
- Panoramic View Monitor com câmeras 360º
Câmeras instaladas na parte inferior do espelho retrovisor ajuda o modelo a estacionar e amplia a segurança nas manobras.

- Cinco versões
A linha 2026 do Corolla Cross está disponível nas configurações: XR, XRE, XRX, GR-Sport e XRX Hybrid. Os preços partem de R$ 179.190 e vão até R$ 219.980, na versão avaliada pela reportagem.
- Consumo
Ao longo dos 400 quilômetros percorridos, o quadro de instrumentos marcava médias entre 16 km/l até 23 km/l de etanol na cidade.
Contudo, a média geral não foi calculada. É que o carro só exibe a média total do hodômetro. Mesmo ao resetar a média parcial, ao desligar o carro ela é reiniciada. O que é um ponto negativo para avaliar as médias em trechos específicos.

- Freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold
Embora não seja novidade na linha 2026, o freio de estacionamento eletrônico e o recurso Auto Hold continuam sendo diferenciais importantes para o conforto no uso diário.
O Auto Hold mantém o carro parado automaticamente mesmo após o motorista tirar o pé do freio – ideal para situações como semáforos ou congestionamentos. Assim, não é preciso manter o pedal pressionado o tempo todo.

- Carregador sem fio
A partir da versão XRE, o SUV passa a contar com carregador por indução para smartphone. O recurso é prático, mas tem uma limitação: não há ventilação no compartimento, o que pode causar superaquecimento do aparelho durante a recarga.
Isso é um ponto negativo, já que modelos mais baratos, como o Peugeot 2008, oferecem climatização para o celular, ajudando a manter a temperatura ideal.
Vale lembrar que o aquecimento do aparelho pode interferir na conexão com o sistema multimídia sem fio via Android Auto ou Apple CarPlay.

- Botão de enfeite
O botão EV Mode localizado no console central é uma tecla fantasma. Mesmo que as baterias estejam em sua capacidade máxima, o carro não aceita o comando e diz que não é possível dirigir no modo apenas elétrico.
Contudo, o modo elétrico é ativado, automaticamente, nas maioria das desacelerações e frenagens. Isso ajuda a melhorar o consumo do híbrido. Ainda assim, o modelo não é um híbrido plug-in, onde existe uma autonomia dedicada ao modo 100% elétrico.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Corolla Cross XRX Hybrid: veja seis curiosidades da linha 2026 no site CNN Brasil.
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