O governo das Filipinas chamou nesta segunda-feira, 28, de “irresponsável” a informação divulgada pela imprensa estatal chinesa segundo o qual um recife em disputa no Mar da China Meridional foi tomado por Pequim.
O canal estatal chinês CCTV anunciou no sábado que a Guarda Costeira do país havia assumido o controle do recife de Tiexian, também denominado Sandy Cay.
“Não há nenhuma verdade na versão de que a Guarda Costeira chinesa tenha tomado o banco de areia Sandy Cay”, declarou nesta segunda-feira o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional das Filipinas, Jonathan Melaya.
O recife Sandy Cay fica próximo à ilha de Thitu, onde as Filipinas mantêm uma base militar e um centro de monitoramento da Guarda Costeira.
Pequim reivindica soberania sobre quase todo o Mar da China Meridional e rejeita as reivindicações de outros países, assim como uma decisão internacional que nega a base legal de sua posição.
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/mundo/governo-das-filipinas-nega-que-china-tenha-tomado-o-controle-de-recife-em-disputa/