Home / Economia / Índice de Confiança da indústria recua 0,4 ponto em abril, para 98,0 pontos, diz FGV

Índice de Confiança da indústria recua 0,4 ponto em abril, para 98,0 pontos, diz FGV

Índice de Confiança da indústria recua 0,4 ponto em abril, para 98,0 pontos, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,4 ponto na passagem de março para abril, a 98,0 pontos, informou nesta segunda-feira, 28, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na média móvel trimestral, o índice cedeu 0,2 ponto, atingindo 98,2 pontos.

O resultado, pontua o economista do Ibre/FGV Stéfano Pacini, confirma o cenário de cautela por parte dos empresários. “A queda em abril é fruto de aumento no nível dos estoques que, apesar da piora, ainda seguem em níveis normais. Em relação ao futuro, nota-se acomodação das expectativas após um período de pessimismo quanto o futuro dos negócios nos próximos seis meses”, escreveu em nota.

Ele destaca que houve piora significativa dos segmentos ligados à demanda externa, especialmente de bens intermediários. “O aumento da incerteza global, depois das medidas do governo americano, tende a impactar negativamente o sentimento dos empresários. Além disso, o ciclo de alta da taxa de juros, em conjunto com a expectativa geral de desaceleração da economia devem refletir em um cenário difícil para a indústria em 2025, sobretudo no segundo semestre”, alerta.

Conforme divulgou a FGV, o Índice de Situação Atual (ISA) contraiu 0,4 ponto, a 100,1 pontos. O Índice de Expectativas (IE) também recuou 0,4 ponto em abril, atingindo agora 96,0 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci), por sua vez, avançou 1,5 ponto porcentual nesta leitura, para 83%, maior nível desde setembro de 2024 (83,4%).

The post Índice de Confiança da indústria recua 0,4 ponto em abril, para 98,0 pontos, diz FGV appeared first on InfoMoney.

Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/economia/indice-de-confianca-da-industria-recua-04-ponto-em-abril-para-980-pontos-diz-fgv/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *