Home / Sustentabilidade / Ambipar triplica capacidade de reciclagem de vidro com modernização de usina e nova unidade

Ambipar triplica capacidade de reciclagem de vidro com modernização de usina e nova unidade

A Ambipar, líder global em soluções ambientais, anuncia duas iniciativas de investimento no Brasil. A empresa inaugura uma unidade de lavagem de garrafas em Maringá, no Paraná, e moderniza sua usina de triagem de caco de vidro em Guarulhos, São Paulo, com foco na ampliação da capacidade de gestão desses materiais.

A modernização da usina de triagem, que recebeu a mais recente tecnologia austríaca, triplicou a capacidade de trabalho da unidade, que agora ocupa uma área de 11 mil m². Equipamentos avançados, como leitores óticos para a identificação de contaminantes, tornam o processo de triagem mais eficiente.

A melhoria permitirá que a usina receba e processe volumes que antes não eram viáveis, abrangendo materiais como pedras e porcelanas, anteriormente descartados em aterros sanitários.

“O aumento da capacidade de triagem é essencial para atender à demanda crescente da indústria vidreira e permite recuperar materiais com alta pureza. O processo agora é economicamente viável, permitindo reciclar vidros que antes eram descartados”, explica Hugo Ladeira, Líder de Desenvolvimento de Novos Negócios da Ambipar. A usina recebe cacos de vidro provenientes do pós-consumo de bares, restaurantes e residências, em mais de 500 cidades de oito estados brasileiros.

Governo Federal regulamenta importação de resíduos sólidos para impulsionar a economia circular

O vidro reciclado substitui a extração de matéria-prima da natureza, contribuindo para a redução de emissões de CO2 e favorecendo a economia circular. Além disso, metais e plásticos, como tampas e gargalos, também são removidos e enviados para reciclagem.

Unidade de lavagem de garrafas em Maringá (PR)

A Ambipar também inaugura uma unidade em Maringá, com capacidade para lavar 4 milhões de garrafas por mês. O local irá atender a demanda por reuso de embalagens de bebidas, contribuindo para a redução da emissão de carbono e apoiando as metas de reciclagem das marcas.

Mãe e filha constroem casa ecológica com 8 mil garrafas de vidro recicladas; veja o resultado

A unidade automatizada realiza a triagem, seleção e lavagem das garrafas, removendo rótulos e desinfetando-as para reutilização. “Esse processo não só reduz a emissão de carbono, mas também combate a falsificação de bebidas e promove um ciclo infinito de reciclagem”, completa Ladeira.

Ir para o conteúdo original: https://exame.com/esg/ambipar-triplica-capacidade-de-reciclagem-de-vidro-modernizacao-de-usina-e-com-nova-unidade/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *